DOR NO JOELHO NO ALPINISMO

DOR NO JOELHO NO ALPINISMO

Dor no joelho no alpinismo é uma queixa relativamente comum entre os praticantes desse esporte que sobrecarrega bastante os joelhos. O alpinismo não é um esporte muito comum no Brasil. Trata-se de uma prática desportiva de alta montanha onde o alpinista, com equipamentos especiais e técnicas apropriadas, ascende montanhas, picos e rochas escarpadas normalmente em altitudes acima de 2.500 metros. A exigência física para a prática do alpinismo é grande e os joelhos são bastante sobrecarregados em vários momentos durante uma escalada de montanha.

DOR NO JOELHO NO ALPINISMO

Dor no joelho no alpinismo é um sintoma bastante comum porque o joelho é uma das articulações mais exigidas durante a prática desse esporte. A dor no joelho do alpinista pode ser um fator limitante para a performance do atleta na montanha e, em alguns casos, pode até impedir a continuidade das escaladas. O alpinismo é um dos esportes mais desafiadores e gratificantes para os seus praticantes. O alpinista precisa ter grande resistência física, grande força muscular e bastante equilíbrio mental. O joelho é a maior e mais complexa articulação do nosso corpo. Durante uma escalada técnica na montanha o joelho é bastante exigido nas subidas e descidas técnicas, suportando grandes cargas, tensões e impactos.

DOR JOELHO ALPINISMO

CAUSAS DA DOR NO JOELHO NO ALPINISMO

Existem diversas causas que podem ser responsáveis por provocar dor nos joelhos dos alpinistas. As principais são: sobrecarga e estresse mecânico, impacto articular, fadiga muscular e doenças e/ou lesões pré-existentes como lesões meniscais, lesões ligamentares, condromalácia patelar, tendinites e artrose. Essas condições pré-existentes podem se tornar sintomáticas durante as escaladas, quando os joelhos são bastante exigidos.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico da causa da dor no joelho de um alpinista é feito pelo exame físico do joelho que está dolorido e por exames complementares de imagem. O exame mais importante para o médico especialista avaliar a articulação do joelho é a ressonância magnética.

TRATAMENTO

O tratamento da dor no joelho do alpinista é dirigido à causa da dor diagnosticada pelo médico especialista. Na maioria das vezes o tratamento costuma ser conservador, com repouso das atividades na montanha, compressas de gelo, medicamentos anti-inflamatórios e fisioterapia. Em alguns casos pode ser necessária uma intervenção cirúrgica para correção de lesões mais sérias.

DOR NO JOELHO ALPINISMO

PREVENÇÃO

A prevenção da dor no joelho durante a prática do alpinismo pode ser feita com a adoção de alguns cuidados. Fortalecer e alongar os músculos do joelho é fundamental para todo alpinista, além do aquecimento muscular antes das escaladas, uso de equipamentos adequados para a subida na montanha e atenção à execução das técnicas corretas para subir e descer nas rochas.

ESPECIALISTA

Alpinistas que sentem dor no joelho devem consultar um médico ortopedista especialista em joelho para diagnosticar a causa da dor e fazer o tratamento correto. Pequenas lesões, quando diagnosticadas e tratadas precocemente, podem evitar grandes transtornos no futuro.