DORMÊNCIA E FORMIGAMENTO NO JOELHO
A sensação de dormência e/ou formigamento no joelho não é muito comum. Esse sintoma geralmente é transitório e costuma, na maioria das vezes, estar associado a posições não muito usuais do corpo como, por exemplo, quando sentamos sobre a nosso pé estando a perna dobrada ou quando cruzamos as pernas. A dormência no joelho também pode aparecer devido à compressão da própria articulação como nos casos do uso de joelheiras muito apertadas. A dormência costuma desaparecer tão logo a joelheira seja retirada ou a posição errada do corpo seja corrigida. A dormência no joelho passa a ser preocupante quando ela for persistente. Nesse caso podemos estar diante de alguma doença ou lesão comprometendo os nervos responsáveis pela sensibilidade do joelho.
DORMÊNCIA NO JOELHO
A dormência no joelho pode ser causada por doenças e também por lesões envolvendo as estruturas do próprio joelho, mas existem doenças não relacionadas diretamente com a articulação do joelho que podem cursar com esse sintoma. A dormência no joelho costuma estar centrada na articulação, podendo se estender para a coxa e/ou para a perna.
OUTROS SINTOMAS
A dormência no joelho pode estar associada com outros sintomas como dor, joelho inchado, joelho quente, bloqueio articular e fraqueza.
PARESTESIA
Parestesia é o termo médico para designar a sensação de dormência, amortecimento e/ou formigamento de alguma parte do nosso corpo. Dizemos que existe parestesia do joelho quando o paciente refere que sente o seu joelho dormente. A parestesia é uma sensação anormal e subjetiva.
INERVAÇÃO DO JOELHO
Vários nervos passam pela região da articulação do joelho. Esses nervos podem ser motores ou sensitivos. Os nervos motores são responsáveis pelos movimentos e os nervos sensitivos são responsáveis pela sensibilidade da pele. A dormência do joelho costuma envolver a inervação sensitiva da articulação.
LESÕES DO JOELHO
As lesões mais comuns do joelho que podem provocar dormência ou formigamento são: luxação patelar, luxação do joelho, entorse e distensão muscular.
DOENÇAS
As doenças mais comuns que podem provocar dormência ou formigamento no joelho são: artrose, artrite reumatóide, tendinite, bursite, neurite safena, lúpus, diabetes, hérnia de disco, discopatia degenerativa, radiculite, esclerose múltipla, ciatalgia, hipertensão arterial, varizes, neurite, meralgia parestésica, tumores nervosos, aterosclerose, doença de Raynaud e fibromialgia.
CIRURGIA DO JOELHO
Pacientes submetidos à cirurgia de prótese de joelho ( artroplastia ) e cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior ( LCA ) podem sentir dormência ou amortecimento no joelho. O joelho é uma articulação muito inervada. Vários nervos podem ser comprometidos durante a intervenção cirúrgica.
TRATAMENTO
O tratamento da dormência no joelho será focado na causa ou doença principal. Como, na maioria das vezes, o sintoma é transitório, tirar a roupa ou a joelheira que está apertando o joelho ou apenas colocar o corpo numa posição melhor, sentando corretamente, já é suficiente para o amortecimento desaparecer. Em casos mais graves, como uma hérnia de disco, o tratamento pode ser cirúrgico.
MÉDICO ESPECIALISTA
Pacientes com dormência persistente na região do joelho devem consultar um médico ortopedista para serem avaliados. O especialista deverá solicitar alguns exames para diagnosticar a causa do amortecimento. RX, ecografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética são os exames de imagem mais solicitados. Exames laboratoriais e eletroneuromiografia também são exames que podem ser solicitados pelo médico. Dependendo dos resultados dos exames, outros médicos especialistas poderão ser consultados como neurologistas, neurocirurgiões, angiologistas e reumatologistas.