ENCONDROMA NO JOELHO
Encondroma no joelho é um diagnóstico que causa muita preocupação nos pacientes, que pensam estar com câncer na articulação. Na maioria das vezes o encondroma é diagnosticado por acaso em exames de imagem do joelho que foram solicitados por outros motivos. O diagnóstico de encondroma no joelho é quase sempre um achado de exame.
ENCONDROMA NO JOELHO
Encondroma no joelho raramente causa dor ou outros sintomas. Ele costuma ser diagnosticado por acaso em exames de imagem do joelho que foram solicitados por outro motivo. O encondroma é um tumor benigno, ou seja, o encondroma não é câncer. É um tumor que tem origem na cartilagem. Raramente um encondroma precisará de tratamento. Encondromas podem acometer pessoas de todas as idades, mas eles são mais comuns em pacientes de meia-idade. O encondroma é o tumor ósseo mais comum nos ossos da mão, mas ele também pode se desenvolver nos ossos longos como o fêmur e a tíbia, os dois ossos mais longos do nosso corpo, que formam a articulação femorotibial no joelho. Encondromas costumam ser tumores solitários e raramente se tornam cancerosos. A causa exata da formação dos encondromas é ainda desconhecida. Muitos estudiosos acreditam que a lesão seja causada por uma falha no crescimento ósseo. Segundo essa teoria, um fragmento da cartilagem de crescimento se interioriza para o osso e permanece no seu interior sem se ossificar, formando uma ilhota de cartilagem.
SINTOMAS
Encondromas no joelho costumam ser, na maioria das vezes, assintomáticos e são diagnosticados por acaso em exames de imagem do joelho que foram solicitados por outros motivos. A presença de dor no joelho ou outros sintomas como inchaço e vermelhidão, por exemplo, já direcionam o diagnóstico para outra patologia.
EXAMES DE IMAGEM
Exames de imagem do joelho são rotineiramente solicitados pelos médicos ortopedistas. Na maioria das vezes as solicitações são feitas para o diagnóstico de alguma lesão ou doença sintomática. Encondromas no joelho são diagnosticados, primeiramente, em exames de imagem da articulação. São achados de exame porque o tumor é assintomático e o exame foi solicitado por outro motivo que não descobrir um tumor. Radiografias, tomografias e ressonâncias magnéticas do joelho mostram o encondroma como uma lesão de aspecto benigno. Uma cintilografia óssea poderá ser solicitada pelo médico especialista para descartar a malignidade da lesão.
BIÓPSIA
Uma biópsia óssea poderá ser indicada nos casos duvidosos. A biópsia é necessária para confirmar o diagnóstico de um tumor ósseo. Um pequeno fragmento da lesão é retirado para análise microscópica por um médico patologista. A biópsia óssea pode ser feita com uma agulha ou através de uma pequena cirurgia.
TRATAMENTO
Na maioria das vezes o encondroma no joelho não precisa de tratamento. O médico especialista poderá recomendar um acompanhamento clínico. Exames de imagem do joelho são solicitados periodicamente para monitorar o encondroma e ver se ele muda de aspecto com o passar do tempo. A cirurgia para ressecção do encondroma no joelho raramente é indicada.
ESPECIALISTA
Pacientes com diagnóstico de lesão óssea no joelho devem consultar um médico ortopedista especialista em joelho para tratamento e acompanhamento da lesão.