EPIFISIODESE DO JOELHO

EPIFISIODESE DO JOELHO

Epifisiodese do joelho é o procedimento cirúrgico ortopédico pediátrico indicado para corrigir diferenças do comprimento e/ou desalinhamentos dos membros inferiores. O procedimento é feito em crianças que ainda estão em fase de crescimento. Trata-se de uma cirurgia minimamente invasiva e que permite que a criança retorne em poucos dias às suas atividades cotidianas.

EPIFISIODESE DO JOELHO

Epifisiodese do joelho é um procedimento cirúrgico que tem o objetivo de alterar ou interromper o crescimento ósseo na placa de crescimento. A cirurgia é indicada para crianças em idade de crescimento que apresentam discrepâncias no comprimento e/ou desalinhamentos dos membros inferiores. Esses problemas, se não forem corrigidos na infância, ainda na idade de crescimento, irão afetar significativamente a marcha e a aparência dos membros inferiores na fase adulta, impactando negativamente a qualidade de vida.

PLACA DE CRESCIMENTO

Placa de crescimento, também conhecida como cartilagem do crescimento, placa fisária ou fise, é a região na extremidade dos ossos longos responsável pelo crescimento ósseo longitudinal. É na placa de crescimento que os ossos crescem em comprimento. As placas de crescimento na região dos ossos do joelho, tanto no fêmur distal como na tíbia proximal, são muito ativas. A placa de crescimento separa duas regiões do osso longo: a metáfise e a epífise. Problemas que afetam a placa de crescimento, como traumatismos ou doenças, podem comprometer o crescimento ósseo em comprimento ou provocar desalinhamentos nos eixos dos membros inferiores.

EPIFISIODESE JOELHO

TIPOS DE EPIFISIODESE

Existem dois tipos de epifisiodese: epifisiodese permanente e hemiepifisiodese temporária. A epifisiodese permanente é irreversível e a função da placa de crescimento não pode ser restaurada depois da cirurgia. Já na hemiepifisiodese temporária o crescimento ósseo pode ser restabelecido após a remoção dos implantes metálicos que são usados para conter o crescimento ósseo. A maior parte do crescimento ósseo em comprimento acontece na região do joelho. Por esse motivo a epifisiodese é mais realizada nas placas de crescimento dos fêmures e das tíbias na articulação do joelho.

INDICAÇÕES

A cirurgia de epifisiodese do joelho é indicada para tratar diversos distúrbios ortopédicos em crianças que envolvem a discrepância no comprimento dos membros inferiores e/ou o desalinhamento dos membros inferiores. A epifisiodese permanente é feita para corrigir as discrepâncias de comprimento e é indicada quando a discrepância estimada de comprimento entre os membros inferiores, ao término do crescimento ósseo, variar de 2 a 5 centímetros. A hemiepifisiodese temporária costuma ser feita para corrigir os distúrbios angulares. Grampos, placas e parafusos são os implantes usados na cirurgia de epifisiodese do joelho.

MOMENTO DA CIRURGIA

Existem cálculos que o médico ortopedista especialista em joelho faz para saber a melhor idade para fazer a cirurgia. A época certa depende da previsão da discrepância no comprimento ou do grau de alteração angular óssea ao término da fase de crescimento. Existem fórmulas específicas para esses cálculos e, mais modernamente, aplicativos que fazem a previsão com bastante precisão.