ESCABIOSE NO JOELHO

ESCABIOSE NO JOELHO

Escabiose no joelho é a manifestação na pele ao redor da articulação da parasitose humana causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei. O ácaro infesta a pele e forma lesões que provocam coceira intensa. A escabiose, também conhecida como sarna, é uma doença altamente contagiosa. Ela é transmitida de pessoa a pessoa através de contato físico direto ou compartilhamento de utensílios, roupas, lençóis, cobertores e colchões. A doença tem cura.

ESCABIOSE NO JOELHO

Escabiose no joelho é a infestação da pele ao redor da articulação pelo ácaro Sarcoptes scabiei. A doença é uma parasitose. A escabiose é popularmente conhecida como sarna. A sarna pode acometer qualquer parte do corpo. O ácaro penetra na pele e faz túneis que provocam lesões pruriginosas. A escabiose é uma doença altamente contagiosa. O contato direto com uma pessoa contaminada ou com objetos que a pessoa contaminada tenha tido contato é a forma de transmissão da sarna. O ácaro Sarcoptes scabiei se alimenta da queratina que está presente na camada mais superficial da pele. Pessoas imunodeprimidas são mais suscetíveis à doença. O paciente infestado e todas as pessoas que tiveram contato com ele devem ser tratados para evitar a reinfestação. A escabiose é uma doença comum em ambientes de aglomeração de pessoas como presídios, seminários e quartéis. Também é comum em ambientes de má higiene.

SINTOMAS

Os principais sintomas de escabiose no joelho são: coceira intensa na pele ao redor da articulação que piora à noite, presença de pequenas bolhas e crostas na pele do joelho que coçam e a presença de pequenas linhas finas, onduladas e esbranquiçadas na pele. A região posterior do joelho costuma ser a região mais acometida pela doença.

ESCABIOSE JOELHO

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico da escabiose é clínico. O médico identifica visualmente as lesões na pele características da escabiose. Se necessário o parasita pode ser identificado laboratorialmente com um exame microscópico.

TRATAMENTO

O tratamento da escabiose no joelho pode ser feito com escabicidas para uso tópico ou medicamentos orais. Um médico dermatologista deve ser consultado para prescrição da melhor combinação de medicamentos para o paciente.

PREVENÇÃO

A prevenção da escabiose é feita com o isolamento do paciente contaminado durante o tratamento da doença, adoção de hábitos higiênicos, limpeza dos locais onde o paciente contaminado passou e o não compartilhamento de objetos com a pessoa infestada. Roupas de cama devem ser trocadas e lavadas com água quente diariamente.