EXAME FÍSICO DO JOELHO
O exame físico do joelho é uma das etapas mais importantes da consulta médica ortopédica porque é o momento onde o médico avalia efetivamente a articulação. Após ouvir a queixa principal do paciente e a história do problema que o levou a consultar um especialista, o médico especialista avalia objetivamente o joelho para diagnosticar o problema que ele apresenta. Descrevo abaixo o exame físico do joelho de forma geral para que o paciente entenda como é essa etapa da consulta médica. Detalhes sobre as manobras especiais e outras particularidades são encontrados nos livros de semiologia ortopédica do joelho.
EXAME FÍSICO DO JOELHO
O exame físico do joelho faz parte da semiologia ortopédica. Ele deve ser metódico e sempre seguir a mesma sequência. A articulação do joelho deve estar totalmente exposta. O uso de shorts descartável facilita a avaliação médica ao mesmo tempo em que resguarda o pudor e o recato do paciente. O médico deve primeiro examinar o joelho normal e depois examinar o joelho afetado ou machucado. O exame físico do joelho sempre segue a seguinte sequência: inspeção, palpação, avaliação neurovascular, avaliação da mobilidade articular e testes especiais.
INSPEÇÃO
Na inspeção do joelho o médico ortopedista observa visualmente, sem tocar no joelho, as características da pele ( coloração, ferimentos, cicatrizes e deformidades ), as partes moles ( inchaço, atrofia e simetria ), os ossos ( comprimento, alinhamento e deformidades ) e a marcha. O paciente deverá andar um pouco na sala de exames para que o médico observe as características da marcha.
PALPAÇÃO
Na palpação do joelho o médico ortopedista sente com as próprias mãos o joelho do paciente. Na palpação o especialista busca sentir anormalidades palpando a interlinha articular, os ossos, os tendões, os músculos, os ligamentos colaterais, o trato iliotibial, a pata de ganso e a fossa poplítea. A presença de crepitações durante os movimentos articulares, a temperatura da pele e inchaços são avaliados durante a palpação do joelho.
AVALIAÇÃO NEUROVASCULAR
Na avaliação neurovascular o médico ortopedista irá testar a integridade dos nervos e dos vasos sanguíneos ao redor da articulação. A força dos músculos, a sensibilidade da pele, os pulsos e o reflexo patelar são avaliados nessa fase do exame físico do joelho.
MOBILIDADE ARTICULAR
Na avaliação da mobilidade articular o médico especialista mensura a amplitude de movimento passiva e ativa da articulação e a mobilidade da patela.
TESTES ESPECIAIS
Existem vários testes especiais para o joelho. Esses testes servem para avaliar a integridade do ligamento cruzado anterior, ligamento cruzado posterior, ligamento colateral medial, ligamento colateral lateral, meniscos, cartilagem, mecanismo extensor e articulação patelofemoral.
CONDUTA DO PACIENTE
Durante o exame físico do joelho o paciente deverá ficar bem relaxado e seguir as orientações do médico durante a execução das diferentes manobras semiológicas.