FISSURA CONDRAL
Fissura condral é um tipo de lesão na cartilagem caracterizada pela ruptura do tecido condral formando um sulco ou uma fenda. Uma fissura condral no joelho pode acometer a cartilagem do fêmur, da tíbia e/ou da patela. A fissura condral pode ser superficial ou profunda. Podem existir várias fissuras na cartilagem ao mesmo tempo. O processo de artrose do joelho pode ter início numa fissura condral.
FISSURA CONDRAL
Fissura condral é uma expressão muito encontrada em laudos de exames de ressonância magnética do joelho. A ressonância magnética é o melhor exame de imagem para diagnosticar problemas na cartilagem do joelho. Uma fissura condral é uma lesão na cartilagem com aspecto de fenda ou rachadura. Traumatismos ou grandes forças compressivas podem provocar a clivagem da cartilagem do joelho. As fissuras condrais podem ser superficiais ou profundas. Fissuras profundas costumam separar o tecido condral até a sua junção com o osso, permitindo que a fenda atinja o osso subcondral.
CARTILAGEM
A cartilagem é o tecido branco e brilhante que recobre as extremidades ósseas dentro de uma articulação sinovial. No joelho existe cartilagem recobrindo os côndilos do fêmur, o platô da tíbia e a patela. É a cartilagem que permite a articulação entre os ossos do joelho, dentro do espaço articular, com o mínimo de atrito. A cartilagem da patela é a cartilagem mais espessa do nosso corpo. Ela apresenta algumas características fisiológicas um pouco diferentes da cartilagem hialina normal porque suporta grandes forças compressivas. A cartilagem é um tecido conjuntivo especializado muito delicado e que apresenta características fisiológicas próprias que fazem com que ela não tenha capacidade de regeneração. Fissuras na cartilagem do joelho não se curam. Uma vez diagnosticadas, existem tratamentos para evitar que elas aumentem. Os danos à cartilagem do joelho são irreversíveis depois do término do crescimento ósseo.
SINTOMAS
Os principais sintomas de fissura condral no joelho são dor e inchaço. Rangidos no joelho e falseios também podem estar presentes nos casos onde a fissura condral é maior e mais profunda.
CARTILAGEM PATELOFEMORAL
Fissuras condrais podem ser encontradas em toda cartilagem do joelho, mas é mais comum na cartilagem da articulação patelofemoral, ou seja, a articulação entre a patela e o fêmur na frente do joelho. As fissuras na cartilagem da patela podem ter origem traumática ou então fazer parte da manifestação de doenças específicas da cartilagem patelar como a condromalácia e outras condropatias.
CONDROMALÁCIA PATELAR
Condromalácia patelar é uma doença da cartilagem da patela. Ela é caracterizada pelo amolecimento da cartilagem patelar. Na condromalácia patelar o tecido condral já tem algum dano. Fissuras na cartilagem da patela são bastante comuns em pacientes com condromalácia.
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico de fissura condral do joelho é feito pelo exame de ressonância magnética. Um exame de alta qualidade, feito em equipamentos de última geração, mostra com bastante clareza a fissura na cartilagem, sua localização e também sua profundidade. Múltiplas fissuras na cartilagem podem estar presentes num mesmo joelho. Uma sequência especial do exame de ressonância magnética, chamada de cartigrama, é usada para avaliação da integridade da cartilagem articular. No cartigrama a cartilagem do joelho é mapeada com diferentes cores para mostrar as alterações na ultraestrutura condral.
ÁCIDO HIALURÔNICO
Um dos melhores tratamentos da atualidade para as fissuras condrais é a viscossuplementação. Esse tratamento moderno consiste na aplicação de medicamentos à base de ácido hialurônico no joelho para evitar a progressão das fissuras na cartilagem para artrose do joelho.
CONDROPLASTIA
A condroplastia é um procedimento cirúrgico, que pode ser feito por artroscopia, para regularizar a cartilagem do joelho. Irregularidades grosseiras e grandes fissuras causadas por traumatismos ou doenças podem ser minimizadas com a condroplastia.
ESPECIALISTA
Pacientes com diagnóstico de fissuras na cartilagem do joelho devem consultar um médico ortopedista especialista em joelho para dar início ao tratamento correto da lesão.