FURÚNCULO NO JOELHO
Furúnculo no joelho é uma infecção de pele que forma um caroço doloroso e cheio de pus. Carbúnculo é um agrupamento de furúnculos. Furúnculos e carbúnculos podem se desenvolver em qualquer parte do corpo, inclusive ao redor da articulação do joelho. Furúnculo no joelho é uma causa de dor na articulação.
FURÚNCULO NO JOELHO
Furúnculo no joelho é uma das causas de dor, de origem infecciosa, na articulação. Furúnculo é o nome de uma infecção de pele cuja principal característica clínica é a formação de um caroço doloroso e cheio de pus. O furúnculo é causado pela bactéria Staphylococcus aureus que infecta um folículo piloso e a respectiva glândula sebácea causando grande inflamação. Furúnculos podem se desenvolver em qualquer parte do corpo, mas são mais comuns nas áreas onde existem mais pelos e são mais úmidas. Um furúnculo na região do joelho provoca muita dor, principalmente quando se movimenta a articulação. Vários furúnculos podem se formar juntos. Nesses casos o nome da infecção é carbúnculo, o agrupamento de vários furúnculos.
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico de furúnculo no joelho é feito, na maioria das vezes, pela simples inspeção clínica. Um caroço bastante avermelhado e doloroso se forma e, em pouco tempo, observa-se a formação de pus. O pus do furúnculo costuma drenar espontaneamente. Um furúnculo pode levar vários dias para drenar e, assim que estoura, a drenagem pode durar alguns dias até que o local infectado cicatrize.
TRATAMENTO
Furúnculos são infecções e, como tal, devem ser tratadas com medicamentos antibióticos para que não se agravem. Furúnculos tratados incorretamente podem causar uma infecção generalizada se o processo infeccioso atingir a corrente sanguínea. A infecção ao redor do joelho pode se estender para o espaço articular e causar uma artrite séptica, uma emergência ortopédica que pode destruir a articulação em poucas horas. Furúnculos no joelho costumam drenar sozinhos depois que atingem um determinado tamanho. A drenagem de um furúnculo pode ser estimulada com a aplicação de compressas quentes. O furúnculo que está prestes a se romper fica amolecido e deixa de ser um caroço endurecido para se tornar flutuante. A drenagem cirúrgica pode ser necessária em alguns casos onde o furúnculo não se rompe. Medicamentos anti-inflamatórios podem diminuir a dor de um furúnculo no joelho.
PREVENÇÃO
Furúnculos podem ser prevenidos coma adoção de boas práticas de higiene como lavar as mãos, lavar as roupas, tomar banho e não coçar o local da lesão para que a infecção não se espalhe.
ESPECIALISTA
Furúnculos são infecções de pele. Um médico ortopedista especialista em joelho ou dermatologista deve ser consultado para o tratamento da infecção que pode, em alguns casos, precisar de drenagem cirúrgica.