GONORREIA NO JOELHO

Gonorreia é uma das doenças sexualmente transmissíveis mais comuns e que pode, em alguns casos, chegar a acometer a articulação do joelho. A gonorreia no joelho se manifesta como uma artrite aguda causada pela bactéria causadora da doença que é conhecida como Neisseria gonorrhoeae. A doença inicialmente acomete a uretra masculina, o colo do útero feminino e a região anal de ambos os sexos. Se não tratada, a infecção inicial pode se espalhar pelo corpo e atingir os tecidos da articulação do joelho causando a artrite gonocócica.

GONORREIA NO JOELHO

Gonorreia no joelho é uma forma de artrite séptica que acontece quando a bactéria Neisseria gonorrhoeae infiltra-se no espaço articular do joelho. Essa condição acontece mais comumente em mulheres do que em homens porque a doença sexualmente transmissível gonorreia tem menos sintomas nas mulheres do que nos homens, o que faz elas procurarem tratamento para a doença sexualmente transmitida mais tardiamente. Como os sintomas da gonorreia são mais intensos nos homens, eles procuram tratamento médico assim que sentem a ardência intensa para urinar, que é característica da gonorreia, não deixando a bactéria se espalhar para o corpo. Os sintomas da gonorreia no joelho podem aparecer em apenas 1 dia ou após várias semanas do contato sexual.

NEISSERIA GONORRHOEAE

A Neisseria Gonorrhoeae é uma bactéria classificada como um diplococo Gram-negativo, não flagelado, não formador de esporos, não hemolítico, aeróbio, facultativamente anaeróbio, responsável pela doença gonorreia, uma das doenças sexualmente transmissíveis mais comuns no mundo.

GONORREIA JOELHO

A artrite gonocócica no joelho apresenta-se de forma aguda, tendo como principais sintomas dor intensa, inchaço intenso, calor local e vermelhidão da pele na região da articulação. Febre alta e uma erupção cutânea por todo o corpo também são sintomas comuns. É bastante comum que esses pacientes procurem um serviço de pronto-atendimento médico devido à dor intensa no joelho. Esse quadro clínico, quando acomete pacientes jovens e sexualmente ativos, deve alertar o médico para a possibilidade de gonorreia no joelho, que não é uma doença muito comum.

O diagnóstico de gonorreia no joelho é feito pelo exame físico da articulação e por exames complementares. RX, ressonância magnética, punção articular para análise laboratorial do líquido sinovial, exames de sangue e hemocultura são os principais exames para se fazer o diagnóstico da artrite gonocócica do joelho.

Confirmada a doença pelos exames, o tratamento será a lavagem da articulação por artroscopia e início de antibioticoterapia endovenosa. Analgésicos, anti-inflamatórios e imobilização da articulação ajudam na diminuição dos sintomas. O ideal é que o tratamento inicial seja feito com o paciente hospitalizado. As bactérias gonocócicas geralmente não danificam a cartilagem do joelho se o tratamento da artrite séptica for iniciado rapidamente. O tratamento costuma responder bem aos antibióticos e os sintomas desaparecem dentro de alguns dias após o início do tratamento.