HERPES-ZÓSTER NO JOELHO
Herpes-zóster no joelho não é um diagnóstico muito comum, mas existe. A infecção viral, causada pelo vírus varicela-zóster, provoca bolhas na pele que são bastante dolorosas. O herpes-zoster no joelho acomete pessoas que já tiveram catapora no passado. Por motivos ainda desconhecidos, o vírus varicela-zóster, causador da catapora, é reativado e se manifesta como a doença herpes-zóster.
HERPES-ZÓSTER NO JOELHO
Herpes-zóster no joelho se manifesta na forma de bolhas bastante dolorosas na pele. Popularmente o herpes-zóster é conhecido como cobreiro. A doença é causada pelo vírus varicela-zóster, que é o vírus causador da doença catapora. O herpes-zóster no joelho pode também se manifestar na forma de uma artrite. Nesses casos os sintomas que o paciente apresenta são os sintomas da artrite ( dor, joelho inchado e quente ) juntamente com os sintomas da catapora.
CATAPORA
Catapora, também conhecida como varicela, é uma doença viral altamente contagiosa, geralmente benigna, que acomete mais comumente crianças. A incidência da doença é maior no final do inverno e no começo da primavera. A catapora é causada pelo vírus herpes-zóster. A doença se manifesta na forma de lesões cutâneas em todo o corpo que provocam muita coceira. As lesões cutâneas apresentam polimorfismo, ou seja, mudam com a evolução da doença. Elas começam na forma de máculas e depois evoluem para pápulas, vesículas, pústulas e, finalmente, crostas. O ciclo da doença é de aproximadamente sete dias. Quem teve catapora fica automaticamente imunizado contra a doença. Mas o vírus herpes-zóster permanece para sempre no corpo da pessoa e, se for reativado, irá se manifestar na forma da doença herpes-zóster. Só pode ter herpes-zóster a pessoa que, no passado, já teve catapora.
HERPES-ZÓSTER
Herpes-zóster é a doença viral causada pela reativação do vírus varicela-zóster. A doença herpes-zóster, popularmente conhecida como cobreiro, se manifesta na forma de várias bolhas na pele que são muito doloridas. A dor do herpes-zóster pode, em alguns casos, persistir depois do desaparecimento das lesões na pele. Essa dor é chamada de neuralgia herpética. O herpes-zóster é mais comum no tórax, dorso e pescoço. Não é muito comum na região do joelho. Existem estudos que indicam uma incidência maior de herpes-zóster no joelho em pacientes que foram submetidos à cirurgia de artroplastia. As causas exatas dessa maior incidência nesse grupo de pacientes são ainda desconhecidas.
NEURALGIA PÓS-HERPÉTICA
A neuralgia pós-herpética é a dor que pode, em alguns casos, persistir após a manifestação da doença herpes-zóster. O seu tratamento é desafiador. A neuralgia pós-herpética pode ser bastante intensa. O tratamento costuma ser feito com os medicamentos gabapentina, pregabalina e analgésicos opióides.
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico de herpes-zóster no joelho costuma ser clínico porque as lesões são bastante características. Em casos duvidosos podem ser solicitados alguns exames laboratoriais para confirmar a infecção viral.
TRATAMENTO
O herpes-zóster no joelho é tratado com o uso de medicamentos analgésicos e antivirais. É um tratamento sintomático porque a doença é viral. Aciclovir, fanciclovir e valaciclovir são os medicamentos antivirais mais prescritos pelos médicos especialistas.
PREVENÇÃO
O herpes-zóster no joelho, ou em qualquer outra parte do corpo, pode ser prevenido com vacinação. Crianças devem ser vacinadas contra a catapora. Já os adultos devem ser vacinados contra o herpes-zóster.
ESPECIALISTA
O herpes-zóster no joelho costuma ser diagnosticado pelo médico ortopedista porque, na maioria das vezes, o paciente procura esse especialista para tratar a dor que está sentindo no joelho. O tratamento e o acompanhamento da doença são feitos pelo médico infectologista ou dermatologista.