IMOBILIZADOR DE JOELHO

IMOBILIZADOR DE JOELHO

Imobilizador de joelho é uma órtese para ser colocada na articulação do joelho para limitar os seus movimentos. O grau de restrição dos movimentos articulares do joelho pode ser ajustado no próprio imobilizador de joelho. Os imobilizadores de joelho são usados em várias situações na ortopedia. Eles são classificados em 3 grupos: profiláticos, reabilitativos e funcionais.

IMOBILIZADOR DE JOELHO

Imobilizador de joelho é uma órtese destinada a fazer exatamente o que o seu nome indica: imobilizar o joelho para, geralmente, estabilizar a articulação e permitir que ela se recupere de uma lesão ou cirurgia. Um imobilizador de joelho pode ser usado no tratamento de diversas condições ortopédicas do joelho como lesões dos ligamentos, distensões, entorses, contusões e processos inflamatórios. A diferença entre um imobilizador e uma joelheira é que o imobilizador impede a movimentação do joelho. Os imobilizadores costumam poder ser ajustados. A imobilização articular pode ser total ou parcial. Os imobilizadores de joelho devem começar no meio da coxa e terminar no meio da perna e são mantidos no lugar com uma série de tiras de velcro.

TIPOS DE IMOBILIZADOR DE JOELHO

Os imobilizadores de joelho podem ser profiláticos, reabilitativos ou funcionais. Um imobilizador de joelho profilático é aquele usado para a prevenção de lesões. Um imobilizador de joelho reabilitativo é aquele usado temporariamente durante o período de recuperação de uma lesão ou cirurgia. Um imobilizador funcional é aquele usado para melhorar a estabilidade articular de um joelho instável.

IMOBILIZADOR JOELHO

INDICAÇÕES

Imobilizadores de joelho são usados no tratamento de fraturas, lesões ligamentares, lesões tendíneas e luxação da patela. As lesões ligamentares mais comuns do joelho envolvem o ligamento cruzado anterior e o ligamento colateral medial. As lesões tendíneas mais comuns envolvem o tendão patelar e o tendão quadricipital.

COMPLICAÇÕES

A imobilização do joelho pode provocar artrofibrose, degeneração da cartilagem, atrofia muscular e trombose venosa profunda.

MODO DE COLOCAÇÃO

Existem várias marcas e modelos de imobilizador de joelho. O imobilizador deve ser colocado na região posterior do membro inferior, centrado no meio do joelho, e ser fixado com as tiras de velcro para fazer a imobilização articular. O envoltório do imobilizador deve se estender do meio da coxa do paciente até o meio da sua perna para ser efetivo. As tiras de velcro e as tiras rígidas removíveis nas laterais do imobilizador fornecem o suporte durante o seu uso.