INFILTRAÇÃO NO JOELHO DÓI?

INFILTRAÇÃO NO JOELHO DÓI?

Infiltração no joelho dói? Essa é uma dúvida frequente entre os pacientes que tiveram indicação de aplicação de medicamentos no joelho. A infiltração de medicamentos diretamente na articulação do joelho é um procedimento muito comum nas especialidades de Ortopedia e Traumatologia e Medicina Esportiva. É natural que o paciente se pergunte se a infiltração no joelho dói. Se você está com medo ou apenas curioso para saber se uma infiltração no joelho dói, eu vou explicar tudo para você sobre o procedimento.

INFILTRAÇÃO NO JOELHO

Infiltração no joelho é o procedimento médico para injetar medicamentos no joelho com o uso de uma seringa com agulha. Infiltrações no joelho são indicadas quando se deseja um efeito rápido, forte e duradouro dos medicamentos a serem aplicados na articulação. Analgésicos, anti-inflamatórios, ácido hialurônico e toxina botulínica são os medicamentos mais comumente usados para as infiltrações no joelho. As infiltrações no joelho são procedimentos simples, seguros e que não causam muito desconforto. São procedimentos rápidos e que podem ser feitos no consultório médico. O importante é que o médico que fará o procedimento seja um ortopedista especialista em joelho porque existem diversos cuidados que precisam ser tomados que somente um médico especialista conhece. Os efeitos das infiltrações no joelho costumam ser muito bons e duradouros. Uma das principais vantagens das infiltrações no joelho é evitar os efeitos colaterais dos medicamentos tomados por via oral. Pacientes que recebem a indicação médica para tratamento com uma infiltração no joelho podem ficar, num primeiro momento, receosos sobre o procedimento. A principal preocupação é: infiltração no joelho dói?

INFILTRAÇÃO NO JOELHO DÓI?

É natural se preocupar com a dor quando se tem a indicação de uma infiltração no joelho. A boa notícia é que o procedimento quase não dói, desde que seja feito por um médico ortopedista especialista em joelho. Uma anestesia local é aplicada no local da infiltração no joelho para minimizar o desconforto da aplicação. Para a maioria dos pacientes a dor é mínima e passageira e se restringe à picada da anestesia local.

DOR INFILTRAÇÃO NO JOELHO

DESCONFORTO APÓS INFILTRAÇÃO

A dor pós-infiltração no joelho é muito rara. Eventualmente alguns pacientes se queixam de algum desconforto ou rigidez no joelho, que costuma passar dentro de algumas horas. A recomendação é fazer compressas de gelo no local da aplicação no caso de algum desconforto após a aplicação.

VANTAGENS DA INFILTRAÇÃO NO JOELHO

Infiltrações de medicamentos no joelho são indicadas para o tratamento de diversos problemas no joelho. O tratamento serve para diminuir a dor e a inflamação de diversas patologias do joelho como artrose, condromalácia, condropatias, tendinites, bursites e várias doenças reumatológicas que acometem o joelho.

EFEITOS COLATERAIS

Efeitos colaterais após a infiltração de medicamentos no joelho não são muito comuns. Os mais comumente relatados são: dor no local da aplicação, equimose no local da aplicação, reações alérgicas e rigidez articular passageira. Infecções são muito raras.

CUIDADOS APÓS A INFILTRAÇÃO

Após a infiltração no joelho o paciente deve seguir algumas orientações para que o tratamento tenha o máximo de eficácia e que a recuperação seja rápida. É recomendado não fazer atividades físicas por 3 dias. O enfaixamento com o curativo deve ficar no joelho por, pelo menos, 12 horas. Repouso relativo é recomendado, assim como a aplicação de uma bolsa de gelo no local da aplicação. Não se deve entrar em banheira, piscinas ou mar antes de 24 horas após a aplicação. O paciente deve seguir rigorosamente as orientações do seu médico.

ESPECIALISTA

Infiltração no joelho deve ser feita por um médico ortopedista especialista em joelho. Esse é o profissional qualificado para diagnosticar o problema do joelho do paciente, indicar a infiltração como tratamento, executar o procedimento com segurança e acompanhar o paciente após a aplicação. Existem diversos aspectos anatômicos, cuidados com assepsia e antissepsia, cuidados com a preparação dos medicamentos e técnicas de aplicação que somente um médico especialista treinado conhece.