INFILTRAÇÕES NO JOELHO

INFILTRAÇÕES NO JOELHO

Infiltrações no joelho são procedimentos bastante comuns nos consultórios dos médicos ortopedistas e médicos do esporte. Diversos medicamentos podem ser aplicados nos tecidos ao redor da articulação ou diretamente no espaço articular. O efeito dos medicamentos usados nas infiltrações no joelho é mais forte e duradouro do que aqueles tomados por via oral.

INFILTRAÇÕES NO JOELHO

Infiltrações no joelho são indicadas quando se deseja um efeito rápido, forte e duradouro do medicamento a ser aplicado. Infiltrações no joelho são procedimentos simples, seguros e que não causam muito desconforto. São procedimentos rápidos e que podem ser feitos no consultório médico. Os efeitos costumam ser muito bons.

INFILTRAÇÃO

Infiltração é o procedimento médico que consiste em se injetar um medicamento, com o uso de seringa e agulha, diretamente no local onde se deseja que o remédio faça efeito. Infiltrações podem ser feitas em qualquer parte do nosso corpo. As infiltrações no joelho são muito comuns nas especialidades médicas de Ortopedia e Medicina Esportiva. O joelho é a maior articulação do nosso corpo e é também uma articulação superficial, facilitando a infiltração de medicamentos nos tecidos ao redor da articulação ou diretamente no espaço articular. Infiltrações dentro do espaço articular são chamadas de infiltrações articulares. Uma das vantagens da infiltração intra-articular é evitar os efeitos colaterais dos medicamentos tomados por via oral.

HISTÓRIA

A primeira infiltração no joelho que se tem notícia foi feita em 1.792 pelo médico francês Dr. Jean Gay. Ele injetou num joelho que estava inchado a água de Goulard ( eau du Goulard ), uma mistura que tinha como base alguns compostos de chumbo. No século XIX os médicos começaram a injetar nos joelhos doentes produtos que eram derivados do iodo. Já no século XX começaram a injetar nos joelhos drogas citostáticas e substâncias esclerosantes. Ainda no século XX tornou-se popular a infiltração de corticoesteróides no espaço intra-articular do joelho. Algum tempo depois foi desenvolvida a sinoviortese, um tratamento anti-sinovial com o uso de medicamentos radionuclídeos. A infiltração de produtos à base de ácido hialurônico no joelho, procedimento conhecido como viscossuplementação, começou no Canadá no ano de 1.996 e popularizou-se bastante o seu uso no tratamento da artrose, condromalácia e condropatias. O futuro do tratamento intra-articular deve ser representado pelos tratamentos biológicos.

INDICAÇÕES

A indicação mais comum para as infiltrações no joelho é reduzir a dor causada por intensos processos inflamatórios decorrentes de doenças e/ou lesões articulares ou periarticulares. Meniscos, cartilagem, sinóvia, cápsula articular, vasos sanguíneos, nervos, tendões, músculos, ligamentos, ossos e tecido adiposo podem ser sede de processos flogísticos que provocam dor. Outra indicação comum é diminuir os sintomas e retardar o processo degenerativo da cartilagem.

INFILTRAÇÃO JOELHO

CONTRA-INDICAÇÕES

Infiltrações no joelho são contraindicadas nos casos de septicemia, infecção articular, infecção da pele e/ou partes moles ao redor do joelho, lesão da pele, hipersensibilidade ou alergia conhecida aos medicamentos usados nas aplicações, fraturas intra-articulares e coagulopatias.

MEDICAMENTOS

Analgésicos, anti-inflamatórios, anestésicos, toxina botulínica e ácido hialurônico são os medicamentos mais usados nas infiltrações no joelho. Existem vários medicamentos para aplicação no joelho. Dependendo do caso, o médico especialista poderá aplicar uma combinação de diferentes remédios na articulação.

VISCOSSUPLEMENTAÇÃO

Viscossuplementação é a infiltração articular no joelho de medicamentos à base de ácido hialurônico. Esses remédios são chamados de viscossuplementos. Existem vários remédios à base de ácido hialurônico no mercado. Eles se diferenciam em relação às características físico-químicas, concentração e dosagem. Cada um tem suas indicações de uso. A viscossuplementação é um dos melhores tratamentos para a artrose, condromalácia e condropatias do joelho.

REMÉDIO PARA INFILTRAÇÃO NO JOELHO

PUNÇÃO ARTICULAR

Punção articular, também conhecida como artrocentese, é o procedimento médico para retirada de líquido da articulação com o uso de uma seringa e agulha. Processos inflamatórios intensos podem causar derrames articulares. Líquido dentro da articulação é popularmente conhecido como água no joelho. A drenagem desse líquido em excesso dentro do joelho pode ser feita antes da infiltração de medicamentos.

PROCEDIMENTO

Alguns pacientes ficam preocupados quando o médico indica uma infiltração no joelho, mas não há motivos para se preocupar. O procedimento é rápido e simples e costuma ser feito com anestesia local. O desconforto é mínimo e passageiro. O paciente deve estar deitado. O médico primeiro faz a assepsia e antissepsia da pele do joelho. Depois anestesia local é aplicada no ponto escolhido para a infiltração. A infiltração é feita. Um curativo é aplicado e o joelho é enfaixado. Alguns médicos usam o aparelho de ultrassom para guiar a agulha na articulação, mas esse recurso pode ser dispensado porque o joelho é uma articulação grande e superficial. A articulação é hermeticamente fechada pela cápsula articular. Os medicamentos aplicados vão naturalmente se espalhar dentro do joelho, à medida em que ele é movimentado, após a aplicação.

CUIDADOS APÓS A INFILTRAÇÃO

O paciente deve tomar alguns cuidados nas próximas 24 horas após uma infiltração no joelho. Esses cuidados são: manter o enfaixamento no joelho por 12 horas, evitar atividades físicas intensas, evitar nadar, evitar banheiras de hidromassagem, aplicar compressa de gelo e tomar um analgésico se sentir algum desconforto. Não existe restrição para andar nem para dirigir carro. O ideal é ficar em repouso nas primeiras 24 horas após a infiltração.

INFILTRAÇÃO NO JOELHO

RISCOS

Infiltrações no joelho são procedimentos seguros, desde que feitos por médicos especialistas. Os riscos são mínimos e as complicações são raras. Lesão vascular, lesão nervosa, artrite séptica e atrofia do tecido subcutâneo são as complicações mais comuns.

MÉDICO ESPECIALISTA

Apesar de ser um procedimento simples, as infiltrações no joelho devem ser feitas por um médico ortopedista especialista em joelho. A articulação do joelho é uma estrutura complexa e existem diversas estruturas nobres ao seu redor. Existem pontos de segurança para se fazer as aplicações. Esses pontos, de conhecimento do médico especialista familiarizado com a anatomia do joelho, são os locais onde não existem vasos sanguíneos, nervos, vasos linfáticos, tendões, cartilagem, tecido adiposo ou outras estruturas que possam ser lesionadas pela agulha usada para a infiltração. Além disso, o procedimento deve ser feito observando-se as rigorosas técnicas assépticas.