INFLAMAÇÃO NA PATELA

Inflamação na patela é o processo flogístico que acomete a patela, o osso móvel localizado na frente do joelho, e/ou os tecidos ao seu redor. Várias condições médicas podem provocar inflamação na patela. Atletas são mais suscetíveis a desenvolver inflamação na região da patela devido aos grandes esforços que a patela suporta durante as práticas esportivas.

INFLAMAÇÃO NA PATELA

Inflamação na patela é uma das principais causas de dor na região anterior do joelho. A patela, também chamada de rótula, é o osso móvel localizado na frente do joelho. Biomecanicamente ela funciona como o fulcro da poderosa alavanca formada pelo mecanismo extensor do joelho cuja principal função é estender a perna em relação à coxa. A patela e todos os tecidos ao seu redor suportam grandes forças e, por esse motivo, são bastante suscetíveis a desenvolver processos inflamatórios. O mecanismo extensor do joelho é a estrutura mais importante da articulação e suporta forças que podem atingir de 8 até 12 vezes o peso corporal. As inflamações mais comuns na região da patela estão associadas às seguintes condições médicas: tendinite quadricipital, tendinite patelar, condromalácia, artrose patelofemoral, Hoffite e bursite pré-patelar.

TENDINITE QUADRICIPITAL

Tendinite quadricipital é a inflamação do tendão do músculo quadríceps femoral na região da sua inserção na região superior da patela. Esse tipo de tendinite é comum em corredores de velocidade e em atletas que praticam esportes que tenham chutes e saltos.

TENDINITE PATELAR

Tendinite patelar, também conhecida como joelho do saltador, é a inflamação do tendão patelar que liga a patela à tuberosidade anterior da tíbia. Esse tipo de tendinite é comum em atletas de esportes que envolvem saltos repetitivos como basquetebol, voleibol, atletismo e handebol.

CONDROMALÁCIA

Condromalácia, também conhecida como condropatia patelar, é a doença degenerativa que acomete a cartilagem da patela. Na condromalácia a cartilagem patelar perde a sua consistência e fica amolecida e suscetível a se desgastar. A condromalácia é uma das causas mais comuns de dor na região da patela em pessoas jovens.

INFLAMAÇÃO PATELA

ARTROSE PATELOFEMORAL

Artrose é a doença crônica e inflamatória caracterizada pela degeneração da cartilagem, o tecido branco e brilhante que reveste os ossos dentro das articulações sinoviais. A articulação entre a patela e a tróclea femoral pode ser acometida pela artrose. A artrose patelofemoral é mais comum em pessoas com mais de 50 anos de idade.

HOFFITE

Hoffite, ou síndrome de Hoffa, é a inflamação da gordura de Hoffa, o coxim adiposo localizado atrás do tendão patelar e abaixo da patela. Esse tipo de inflamação é comum em pessoas que forçam demais os joelhos nas suas atividades diárias, principalmente quando ficam muito tempo agachadas ou ajoelhadas.

BURSITE PRÉ-PATELAR

Bursite pré-patelar é a inflamação da bursa localizada na região anterior da patela. A bursite pré-patelar é comum em pessoas que ficam muito tempo ajoelhadas. Contusões e atrito repetitivo são as causas mais comuns da bursite pré-patelar.

O diagnóstico de inflamação na patela é feito pelo exame físico do joelho e por exames complementares. A ressonância magnética do joelho é o melhor exame para se diagnosticar os processos inflamatórios da patela.

O tratamento da inflamação da patela é direcionado à patologia que foi diagnosticada. Repouso, medicamentos anti-inflamatórios e fisioterapia são os tratamentos mais comuns para a resolução dos processos flogísticos da patela.