JOELHO ESCURO
Joelho escuro é uma condição dermatológica caracterizada pela hiperpigmentação da pele do joelho que pode incomodar muitas pessoas. Muitas mulheres ficam incomodadas com os seus joelhos escuros, principalmente quando chega o verão que é a temporada de usar shorts e saias. É comum também ouvir os pais advertindo os seus filhos para que não fiquem sentados sobre os joelhos para que eles não fiquem escuros.
JOELHO ESCURO
Joelho escuro é uma condição dermatológica que faz com que a pele da região anterior do joelho fique mais escura do que a pele do resto do corpo. Essa condição de hiperpigmentação da pele pode acometer todas as pessoas, independente do tipo e do tom de pele, mas é mais comum em pessoas com mais melanina na pele. Quando a pigmentação da pele naturalmente é mais escura, as chances de se ter joelhos escuros aumentam. Existem várias causas que podem deixar o joelho escuro. Inflamação, alterações genéticas, alterações hormonais, exposição ao sol e atrito crônico são as mais comuns.
PELE DO JOELHO
A pele da região anterior do joelho é diferente da pele do resto do corpo porque ela foi feita para dobrar e esticar com os movimentos da articulação. É uma pele naturalmente sujeita a grande fricção. Essa fricção acontece o tempo todo quando andamos, corremos, agachamos, ajoelhamos e pulamos. A pele da região anterior do joelho é a pele mais seca do nosso organismo porque ela contém menos glândulas sebáceas, é mais espessa e também menos elástica do que a pele do resto do corpo. Essas características fazem com que a pele da região anterior do joelho seja mais propensa a ficar ressecada e escurecida.
CAUSAS COMUNS
Condições inflamatórias da pele, como eczema ou psoríase, podem deixar o joelho escuro devido ao aumento da pigmentação da área que sofre o processo flogístico. Muitas doenças inflamatórias da pele causam coceira. Coçar a pele pode ajudar no processo do seu escurecimento. Alterações genéticas ou alterações hormonais, como as que acontecem durante a gravidez, podem causar o escurecimento dos joelhos. A exposição dos joelhos ao sol pode, em algumas pessoas, resultar em joelhos escuros, principalmente quando a pele fica desprotegida sem filtro solar. O atrito crônico na região anterior do joelho, causado por determinados trabalhos físicos ou esportes, pode resultar no escurecimento da pele do joelho. A hiperpigmentação da pele, nesses casos, acompanha o espessamento físico resultante do atrito.
PREVENÇÃO E TRATAMENTO
Hidratar a pele do joelho com hidratantes de boa qualidade, proteger a pele do joelho da exposição ao sol com o uso de protetores solares com alto fator de proteção solar, evitar o atrito da pele do joelho protegendo a região com joelheiras acolchoadas durante os trabalhos ajoelhados ou atividades esportivas que possam atritar o joelho contra o solo são as medidas mais simples para evitar que os joelhos escureçam.