JOELHO GORDO
Joelho gordo é uma queixa relativamente comum entre as mulheres, principalmente, e pode estar relacionado a diversos fatores. A maioria das pessoas não liga para a aparência dos seus joelhos, mas quem tem os joelhos gordos pode conviver com um grande desconforto por causa desse problema. Quem tem os joelhos gordos pode, por exemplo, sentir vergonha de mostrar as pernas em público e até de se relacionar com outras pessoas.
JOELHO GORDO
O excesso de gordura ao redor dos joelhos, a princípio, não é um problema que possa comprometer a saúde geral de uma pessoa. O problema é, principalmente, estético. Pessoas com joelhos gordos podem sentir constrangimento ao usar maiôs, shorts ou vestidos curtos, por exemplo. A gordura acumulada ao redor dos joelhos pode fazer com que as pernas pareçam desproporcionais. O joelho gordo pode ser causado por diversos fatores. Obesidade é o primeiro deles, mas flacidez da pele devido ao envelhecimento, perda de peso recente, lipedema, artrose do joelho, atrofia muscular da coxa devido a inatividade ou lesão e alterações hormonais podem afetar a aparência do joelho fazendo-o ficar gordo.
LIPEDEMA
Uma das causas de joelho gordo é o lipedema. Lipedema é uma doença genética, crônica e progressiva que afeta principalmente as mulheres. A patologia é caracterizada pelo acúmulo anormal, localizado e simétrico de gordura nos membros inferiores, principalmente nos quadris, coxas, joelhos e pernas. A causa exata do lipedema ainda é desconhecida, mas sabe-se que existe um componente genético porque é comum a doença acometer várias pessoas da mesma família.
GORDURA NO JOELHO
Existem áreas do corpo, como joelhos e coxas, que têm um grande número de receptores do hormônio insulina. Essas áreas são propensas a engordar. Elas funcionam como um imã para atrair e reter gordura. Algumas pessoas são mais propensas a esse tipo de problema, que parece ter um componente familiar. Mulheres com os joelhos gordos costumam ter, muitas vezes, mães e avós com o mesmo problema. Joelhos gordos costumam estar associados à obesidade e artrose no joelho.
TRATAMENTO
Perder a gordura ao redor do joelho não costuma ser uma tarefa fácil e as tentativas podem ser frustrantes. Exercícios físicos e uma dieta saudável ajudam o paciente a perder peso, mas é impossível perder peso apenas em uma área localizada do corpo. Para emagrecer os joelhos o paciente precisa emagrecer o corpo todo. Um médico endocrinologista, um nutricionista e um educador físico podem ajudar o paciente a diminuir o seu peso corporal para níveis mais próximos da normalidade. Vários tratamentos estéticos, como criolipólise e mesoterapia, podem ajudar na diminuição da gordura localizada ao redor do joelho. Esses tratamentos apresentam bons resultados quando a gordura localizada não é muito grande. Casos mais difíceis podem precisar de intervenção cirúrgica. A lipoaspiração é uma das técnicas mais usadas pelos cirurgiões plásticos para resolver o problema do joelho gordo. Trata-se de um método efetivo e duradouro. Os resultados são excelentes e melhoram muito a qualidade de vida dos pacientes.