JOELHO SEM CARTILAGEM

JOELHO SEM CARTILAGEM

Joelho sem cartilagem é a condição caracterizada pela degeneração da cartilagem, o tecido branco que reveste os ossos dentro do joelho. Um joelho sem cartilagem fica bastante dolorido e prejudica as atividades do dia a dia do paciente como sentar, levantar, ficar em pé, andar, correr, pular, subir e descer escadas, agachar e ajoelhar. O problema do joelho cuja cartilagem degenerou é que o tecido condral não tem capacidade de regeneração. Joelho sem cartilagem é uma condição irreversível.

JOELHO SEM CARTILAGEM

Joelho sem cartilagem é resultado da degeneração do tecido condral, o tecido branco e brilhante que reveste os ossos que se articulam dentro da articulação do joelho. A cartilagem é um tecido conjuntivo especializado que provê uma superfície lisa para que os ossos se articulem entre si com mínimo atrito. O osso subcondral fica exposto quando a cartilagem se degenera e a articulação passa a ser feita sem a proteção da cartilagem, ou seja, osso com osso. A causa mais comum de degeneração da cartilagem do joelho é a doença chamada artrose. Traumatismos e doenças reumáticas, como a artrite reumatóide, também podem deixar os ossos do joelho sem a proteção da cartilagem. A lubrificação da articulação é feita pelo líquido sinovial, um líquido bastante viscoso produzido pela membrana sinovial que reveste a cápsula articular internamente. O líquido sinovial é também responsável pela nutrição da cartilagem. Alterações na composição do líquido sinovial podem levar o tecido condral à degradação.

RX DE JOELHO SEM CARTILAGEM

SINTOMAS

O principal sintoma do joelho que perdeu a cartilagem é a dor. No início da degeneração da cartilagem a dor é pequena e causa pequenos desconfortos. Com a progressão da degeneração condral, crises de dor acontecem de tempos em tempos e a intensidade álgica aumenta. Nas fases avançadas da doença a dor pode ser debilitante. Além da dor, outros sintomas do joelho cuja cartilagem se degenerou são: inchaço, rangidos, calor local e deformidades. O primeiro sintoma de comprometimento da cartilagem do joelho é o desconforto na articulação ao subir e descer escadas.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico de joelho sem cartilagem é feito pelo exame físico da articulação e por exames de imagem. RX, tomografia computadorizada e ressonância magnética são os exames de imagem mais solicitados pelos médicos especialistas. O melhor exame para se diagnosticar a degeneração da cartilagem é a ressonância magnética. Redução do espaço articular, osteófitos, esclerose subcondral e geodos são os achados nos exames de imagem de um joelho com degeneração da cartilagem.

TRATAMENTO

O tratamento do joelho sem cartilagem é conservador nas fases iniciais da doença e pode precisar de intervenção cirúrgica nas fases mais avançadas onde o quadro de dor é mais intenso. Fisioterapia, aplicações de corticóides, aplicações de ácido hialurônico, osteotomia e artroplastia são os tratamentos mais prescritos.

ESPECIALISTA

Pacientes com suspeita de degeneração da cartilagem do joelho devem consultar um médico ortopedista especialista em joelho para diagnosticar a doença e dar início ao tratamento do problema. Diagnóstico precoce e tratamento correto evitam os grandes problemas que a doença pode causar.