JOELHO VERMELHO
Joelho vermelho costuma ser resultado de processos inflamatórios intensos envolvendo a pele ao redor da articulação. O joelho vermelho pode ter várias causas. Infecções, processos alérgicos e picadas de insetos são as causas mais comuns de joelho vermelho.
JOELHO VERMELHO
Joelho vermelho pode estar associado a várias condições médicas que provocam inflamação intensa dos tecidos da articulação, incluindo a pele. Cerca de 80% dos pacientes com vermelhidão no joelho apresentam um processo infeccioso e cerca de 20% apresentam um processo alérgico. O joelho vermelho pode também estar associado à vermelhidão da coxa e da perna. A maioria dos casos de joelho vermelho está associada a outros sintomas como dor, inchaço e calor local. As causas mais comuns de joelho vermelho são: artrite séptica, rash cutâneo, fasceíte necrotizante, doença de Lyme, picada de insetos, dermatite atópica, celulite e dermatite de contato.
ARTRITE SÉPTICA
Artrite séptica é o processo infeccioso do joelho e/ou do líquido sinovial do joelho. A artrite séptica é uma emergência ortopédica. A cartilagem do joelho pode ser rapidamente destruída deixando graves sequelas. O joelho com artrite séptica costuma ficar bastante vermelho.
RASH CUTÂNEO
Rash cutâneo pode deixar o joelho bastante vermelho. O rash cutâneo, também conhecido como exantema, é a erupção cutânea da pele que ficou irritada e inchada. O rash cutâneo pode ter várias causas. Na maioria das vezes a causa do rash cutâneo não é identificada.
FASCEÍTE NECROTIZANTE
A fasceíte necrotizante é uma doença da pele potencialmente fatal. É uma doença rara. Ela é causada por uma infecção decorrente de uma ferida ou lesão na pele. A doença infecciosa vai se espalhando rapidamente e comprometendo partes moles, tecido subcutâneo e músculos à medida em que avança. Um joelho vermelho pode ter como causa subjacente a fasceíte necrotizante.
DOENÇA DE LYME
A doença de Lyme é uma doença bacteriana transmitida pela picada de um carrapato. Pode haver uma erupção cutânea ao redor da picada do carrapato, que às vezes aumenta para formar um círculo claro ao redor da picada. Frequentemente a picada do carrapato acontece na região dos joelhos, sendo uma das causas descritas na literatura médica de joelho vermelho.
PICADA DE INSETOS
Picadas de diferentes insetos podem deixar a pele do local picado vermelha. Quando a picada acontece na região do joelho ele fica avermelhado. A vermelhidão da pele é mais intensa nas pessoas que têm alergia à picada de insetos. Mosquito, pernilongo, pulga, percevejo, formiga e abelha são os insetos cujas picadas mais causam vermelhidão na pele. A picada de pequenos aracnídeos também deixa a pele do local da picada com a coloração vermelha.
DERMATITE ATÓPICA
Dermatite atópica é outra causa conhecida de joelho vermelho. A dermatite atópica é também conhecida como eczema. Trata-se de uma doença crônica da pele, não contagiosa, caracterizada por erupção cutânea, vermelhidão e coceira. A dermatite atópica é causada por uma condição genética que afeta a capacidade da pele de se proteger de bactérias e alérgenos.
CELULITE
Celulite é a infecção bacteriana das camadas profundas da pele. Ela é causada pela bactéria Staphylococcus que entra na pele através de uma ferida, corte ou arranhão. A celulite deixa a pele do local acometido pela infecção bastante avermelhada.
DERMATITE DE CONTATO
A dermatite de contato é a inflamação da pele causada por alguma coisa que a tocou e provocou alergia. A dermatite acomete o local onde o alérgeno entra em contato com a pele, deixando-a avermelhada e irritada. Vários metais e diferentes substâncias presentes em sabonetes, amaciantes e cremes podem causar dermatite de contato. Quem tem dermatite de contato pode ficar com o joelho vermelho se o alérgeno entrar em contato com a pele da articulação. Pacientes submetidos à cirurgia de prótese de joelho podem desenvolver alergia aos metais dos implantes.
ESPECIALISTA
Pacientes que apresentam o sintoma de vermelhidão no joelho devem consultar um médico ortopedista especialista em joelho para diagnosticar a causa da vermelhidão. Descartados os problemas ortopédicos, o especialista poderá encaminhar o paciente para tratamento com médico dermatologista.