LESÃO DEGENERATIVA DO MENISCO
Lesão degenerativa do menisco é uma das causas mais comuns de dor no joelho em pacientes com mais de 50 anos de idade. As forças de compressão e rotação entre o fêmur e a tíbia resultam em lesões complexas do menisco degenerado, provocando dor, inchaço e até mesmo o bloqueio da articulação. A degeneração meniscal costuma estar associada à artrose do joelho, que é o processo degenerativo da cartilagem.
LESÃO DEGENERATIVA DO MENISCO
A lesão degenerativa do menisco é a lesão que acontece no menisco degenerado, envelhecido, que deixou de ter as condições anatômicas e fisiológicas de um menisco saudável. Meniscos degenerados são mais comumente encontrados em pacientes com mais de 50 anos de idade. Os meniscos são estruturas muito importantes no joelho. Eles são fibrocartilagens, com o formato de meia-lua, que se interpõem entre o fêmur e a tíbia. Os meniscos do joelho funcionam como amortecedores da articulação. Cada joelho tem dois meniscos: menisco medial e menisco lateral. Os meniscos suportam forças compressivas e de cisalhamento durante os movimentos do joelho. Essas forças podem formar lesões complexas na estrutura meniscal degenerada, principalmente na região do corno posterior e do corpo do menisco. Lesões degenerativas dos meniscos podem ser diagnosticadas isoladamente ou, o que é mais frequente, associadas a patologias articulares como a artrose do joelho. O menisco degenerado sintomático é uma causa de dor contínua no joelho. A degeneração dos meniscos, macroscópica e microscópica, faz parte do processo de envelhecimento.
LESÃO MENISCAL
O menisco é uma estrutura anatômica não vascularizada, exceto na sua periferia que está em contato com a cápsula articular. Por esse motivo as lesões meniscais tendem a não cicatrizar. O potencial de cicatrização de um menisco degenerado é ainda menor do que o de um menisco saudável. As lesões meniscais degenerativas devem ser tratadas com muito cuidado. Meniscectomias tendem a induzir a cartilagem adjacente ao menisco a degenerar. A situação fica ainda mais crítica quando já existe algum desgaste da cartilagem.
SINTOMAS
Os sintomas de lesão degenerativa do menisco são os sintomas comuns das lesões meniscais: dor na interlinha articular, inchaço, estalos e travamento. A dor de uma lesão meniscal costuma ser contínua.
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico de uma lesão degenerativa do menisco é feito pelo exame físico do joelho e pelo exame de ressonância magnética. No exame de ressonância magnética é possível identificar o aspecto degenerado do menisco, a lesão meniscal e o estado da cartilagem do fêmur e da tíbia adjacente ao menisco machucado.
TRATAMENTO
O tratamento das lesões degenerativas do joelho é preferencialmente conservador. Repouso, anti-inflamatórios e fisioterapia ajudam na redução da dor. A infiltração intra-articular de ácido hialurônico combinado com anti-inflamatórios costuma ter excelentes resultados. A cirurgia artroscópica para meniscectomia é indicada somente em casos de lesões refratárias aos tratamentos conservadores. A cirurgia pode acelerar o processo degenerativo da cartilagem nos pacientes que já têm artrose.