LESÕES DO JOELHO EM BAILARINOS
O pesadelo de qualquer bailarino é sofrer uma lesão no joelho. O balé clássico é o estilo de dança que mais capacita fisicamente o bailarino porque trabalha intensamente vários grupos musculares do corpo. Os bailarinos clássicos, por causa dessa intensa atividade física, se machucam frequentemente. As lesões ocorrem por má-utilização corporal ou devido aos sucessivos e exaustivos ensaios e apresentações. A dor é uma constante na vida de qualquer bailarino clássico, que é considerado um atleta de alta performance. Quando um bailarino clássico recebe orientação médica para repousar por alguns dias devido a uma lesão, dificilmente ele repousará.
JOELHOS
Os joelhos são muito exigidos no balé clássico e as lesões são comuns.
MENISCOS
A lesão de joelho mais comum no bailarino clássico é a lesão de menisco. Essa é uma lesão bastante temida porque causa muita dor e realmente incapacita o bailarino de continuar atuando.
PATELA E TENDINITES
Outras lesões comuns nos joelhos dos bailarinos envolvem a patela ( condromalácia patelar ) e os tendões ao redor do joelho ( tendinites ).
LCA
A lesão mais temida, o pesadelo de todo bailarino, é a lesão do ligamento cruzado anterior ( LCA ). O tratamento é cirúrgico e o período de recuperação é longo, devendo o bailarino ficar vários meses afastados da dança para poder se recuperar totalmente.