LESÕES DO JOELHO EM CORREDORES
Lesões do joelho em corredores têm aumentado significativamente nos últimos anos devido à popularização das corridas. Milhares de pessoas praticam corrida. Trata-se de um esporte acessível a todo mundo e que pode ser praticado em quase todos os lugares. A corrida é uma atividade de impacto e a articulação do joelho recebe boa parte desse impacto, ficando suscetível ao desenvolvimento de várias lesões. Correr é uma atividade bastante prazerosa porque o corpo libera várias substâncias no sangue que causam prazer e euforia. Conhecer as lesões mais comuns do joelho e como evitá-las é muito importante para todo corredor.
LESÕES DO JOELHO EM CORREDORES
Lesões do joelho em corredores aumentaram significativamente nos últimos anos com a popularização das corridas em todo o mundo. O joelho é a articulação mais comumente lesionada entre os corredores. Correr é um esporte barato, acessível e inclusivo. Pode ser praticado por qualquer pessoa em qualquer lugar e não há necessidade de se organizar uma quadra ou equipes. Também é um esporte onde não há necessidade de se pensar muito. Dá para relaxar a cabeça e deixar os problemas de lado enquanto se corre. A maioria dos corredores pratica corrida para manter a boa forma, para se manter saudável e para sentir o prazer que a corrida proporciona ao liberar no sangue substâncias químicas que fazem a pessoa se sentir bem como a endorfina, a dopamina, a serotonina, a irisina, a adrenalina e o cortisol. Corredores iniciantes e corredores experientes podem desenvolver lesões no joelho. Roturas, entorses, luxações e fraturas podem acometer as principais estruturas que formam o joelho que são os ossos, os meniscos, a cartilagem, os tendões e os ligamentos. As lesões mais comuns nos joelhos dos corredores são: condromalácia patelar, síndrome do trato iliotibial, tendinite patelar, tendinite da pata de ganso, bursite pré-patelar, lesão meniscal, síndrome da plica sinovial e fraturas de estresse.
CONDROMALÁCIA PATELAR
Condromalácia patelar é o amolecimento da cartilagem da patela, o osso móvel localizado na frente do joelho. Pacientes com condromalácia sentem dor quando correm.
SÍNDROME DO TRATO ILIOTIBIAL
A síndrome do trato iliotibial é a inflamação da banda iliotibial na região lateral do joelho. Trata-se de um processo inflamatório muito comum entre os corredores.
TENDINITE PATELAR
A tendinite patelar é a inflamação do tendão patelar, o forte tendão que liga a patela à tíbia. Pacientes com o tendão patelar inflamado podem não conseguir correr devido à dor que a corrida provoca no tendão machucado.
TENDINITE DA PATA DE GANSO
A tendinite da pata de ganso é a inflamação da inserção conjunta dos tendões dos músculos sartório, grácil e semitendíneo na região medial do joelho. Pacientes com esse tipo de tendinite experimentam dor na parte interna do joelho quando praticam corrida.
BURSITE PRÉ-PATELAR
A bursite pré-patelar é a inflamação da bursa existente na frente da patela do joelho. A corrida pode provocar irritação e inchaço da bursa pré-patelar, fazendo com que o corredor sinta dor na frente do joelho.
LESÃO MENISCAL
Os meniscos do joelho são os amortecedores da articulação. Eles são duas estruturas de fibrocartilagem que ficam interpostas entre o fêmur e a tíbia. Eles podem sofrer lesão porque absorvem boa parte do impacto que a corrida provoca no joelho.
SÍNDROME DA PLICA SINOVIAL
Plicas sinoviais são pregas do tecido sinovial que reveste as paredes internas do joelho. Plicas sinoviais inflamadas podem ficar hipertrofiadas e provocar dor barulhos no joelho durante a corrida. A plica médio-patelar é a plica sinovial do joelho que mais costuma incomodar os corredores.
FRATURA DE ESTRESSE
Fratura de estresse é um tipo especial de fratura caracterizada por pequenas fissuras que se formam na medular dos ossos longos devido a microtraumas de repetição. Fraturas de estresse são muito comuns em corredores, principalmente nos corredores iniciantes, que ainda não têm a estrutura óssea e muscular adaptada para a prática da corrida.
SINTOMAS
Os principais sintomas das lesões do joelho em corredores são a dor e o inchaço. O sintoma inicial costuma ser a dor. Não é normal sentir dor no joelho. A dor é sinal de que alguma coisa não está bem. Da mesma forma, não é normal o joelho inchar. Joelhos inchados normalmente indicam a presença de alguma lesão. A maioria das lesões do joelho em corredores pode ser resolvida facilmente com métodos conservadores como repouso, compressas de gelo e exercícios de alongamento. Os sintomas tendem a se resolver dentro de alguns dias. O corredor deve consultar um médico especialista nos casos onde a dor e/ou o inchaço no joelho são intensos ou duram mais do que uma semana.
ESPECIALISTA
Corredores que sentem dor no joelho devem consultar um médico ortopedista especialista em joelho para diagnosticar a causa da dor e dar início ao tratamento do problema. As corridas devem ser suspensas e só serão retomadas com autorização médica. Continuar correndo sentindo dor ou estando o joelho inchado pode agravar as lesões.
PREVENÇÃO
Fortalecer e alongar os músculos do joelho, usar tênis com bom sistema de amortecimento, evitar correr em superfícies duras, manter o peso corporal dentro da faixa de normalidade, aquecer antes de correr, aumentar a intensidade dos treinos gradativamente, intercalar os treinos com períodos de repouso, se alimentar bem e seguir as orientações de um educador físico ajudam na prevenção das lesões do joelho em corredores.