LESÕES DO JOELHO NA IOGA

LESÕES DO JOELHO NA IOGA

Lesões do joelho na ioga são relativamente comuns e acontecem devido a movimentos e posições da prática que forçam ou sobrecarregam o joelho. Segundo alguns estudos, o joelho é a parte do corpo mais suscetível a ser lesionada durante a prática da ioga. Interessante notar que a ioga, por outro lado, também pode ser usada na reabilitação de joelhos que foram lesionados ou submetidos à cirurgia.

LESÕES DO JOELHO NA IOGA

Lesões do joelho na ioga são relativamente comuns. A ioga é uma prática milenar, de origem indiana, que combina exercícios físicos, relaxamento, meditação e controle da respiração. A prática da ioga se difundiu bastante nos últimos anos em todo o mundo. Os benefícios para quem pratica a ioga são muitos. A melhora da saúde física e da saúde mental são os benefícios mais procurados pelos praticantes, que aprendem, entre outras coisas, que não existe dissociação entre o corpo e a mente. A prática da ioga pode provocar lesões na articulação do joelho. O joelho é a parte do corpo mais suscetível a ser lesionada nos praticantes de ioga. As lesões podem acontecer quando o praticante vai entrar numa postura ou durante a manutenção de uma postura. As posturas que cruzam as pernas, as posturas ajoelhadas e o travamento da articulação em determinadas posições são as causas mais comuns de lesões nos joelhos dos iogues. Essas posições forçam ou sobrecarregam as diversas estruturas anatômicas que formam a complexa articulação do joelho. A combinação dos movimentos de hiperflexão e rotação do joelho é particularmente perigosa.

LESÃO JOELHO IOGA

LESÕES

As lesões mais comuns nos joelhos dos praticantes de ioga são: lesões nos meniscos, lesões nos ligamentos, distensão muscular, estiramentos, tendinites, bursite pré-patelar, condromalácia patelar e piora da artrose. O iogue não deve continuar o exercício que provocar dor no joelho. Outros sintomas como inchaço e rangidos são sinais de alerta para alguma coisa errada no joelho.

PREVENÇÃO

Fortalecer e alongar os músculos do joelho ajudam a diminuir a incidência de lesões na articulação. Exercícios de propriocepção também são muito importantes. A força e a flexibilidade são bastante diferentes entre as pessoas. Existem posições da ioga que não são indicadas para algumas pessoas. Pessoas que têm problemas no joelho devem consultar um médico especialista antes de começar a praticar a ioga. A prática da ioga deve ser feita somente sob a orientação de um instrutor qualificado.

ESPECIALISTA

Não é normal sentir dor no joelho. O iogue que sentir dor ou outro sintoma no joelho durante a prática da ioga deve consultar um médico ortopedista especialista em joelho para diagnosticar e tratar a causa da dor. Pequenas lesões podem facilmente se agravar se não forem diagnosticadas precocemente e tratadas corretamente.