LESÕES DO JOELHO NO BEACH TENNIS

LESÕES DO JOELHO NO BEACH TENNIS

O tênis de praia, mais conhecido por beach tennis, que é o seu nome em inglês, é um esporte que se popularizou muito no mundo todo nos últimos anos. O beach tennis foi inventado na Itália na década de 1.980. O esporte chegou no Brasil em 2.008. Aqui o beach tennis virou febre, inicialmente nas cidades litorâneas e, depois, se espalhou por todo o país. A Federação Internacional de Tênis passou a controlar o beach tennis, além do tênis convencional, e promove vários torneios em todo o mundo. O Brasil é a segunda potência mundial do beach tennis, perdendo apenas para a Itália. O beach tennis é um esporte que pode ser praticado sozinho ou em duplas. A quadra de beach tennis precisa ser de areia. Ela é separada por uma rede alta. Existem bolinhas e raquetes especiais para a prática do esporte. O objetivo do jogo é devolver a bolinha recebida para o campo adversário com apenas uma raquetada, sem deixar a bolinha tocar no chão.

LESÕES

As lesões mais comuns nos joelhos dos jogadores de beach tennis são as mesmas observadas nos jogadores de tênis convencional: tendinite patelar, condromalácia patelar, lesão do ligamento cruzado anterior ( LCA ), lesão de menisco, lesão do ligamento colateral medial ( LCM ) e fraturas de estresse. A lesão do LCA e dos meniscos costuma precisar de tratamento cirúrgico, o que significa o afastamento do jogador de beach tennis das quadras de areia por vários meses.

PREVENÇÃO

Os jogadores de beach tennis podem evitar lesões no joelho fazendo um bom trabalho de alongamento e reforço dos músculos do joelho. Músculos alongados e fortes ajudam a diminuir a incidência e a gravidade das lesões nos joelhos.

ESPECIALISTA

O jogador de beach tennis deve consultar um médico ortopedista especialista em joelho sempre que sentir algum incômodo ou dor nos seus joelhos. Pequenas lesões podem facilmente se agravar se não forem diagnosticadas e tratadas precocemente.