LESÕES DO JOELHO NO BOXE
Lesões do joelho no boxe são consequência das características do esporte que envolve movimentos explosivos, trabalho rápido dos pés e golpes fortes contra o adversário. Todos os movimentos do boxe dependem, entre outras coisas, da força e estabilidade dos joelhos. Os joelhos do boxeador são componentes vitais da cadeia cinética e suportam grandes forças, o que os tornam suscetíveis a diversas lesões. No Brasil a luta de boxe foi introduzida no começo do século XX. A primeira luta profissional de boxe em solo brasileiro aconteceu na cidade de São Paulo no ano de 1.913. Os boxeadores devem ficar atentos aos incômodos e dores nos seus joelhos durante a prática do boxe.
LESÕES
Embora o boxe foque principalmente na parte superior do corpo, os membros inferiores desempenham um papel bastante importante na cadeia cinética na geração da potência dos golpes e na manutenção da estabilidade corporal. Pequenos saltos, torções repetitivas envolvendo os membros inferiores, giros corporais e os impactos característicos do esporte podem resultar em lesões nos joelhos. Treinos intensos, sucessivas competições, impactos e torções repetitivas dos joelhos resultam em inflamação, dor e lesões. As lesões mais comuns do joelho em boxeadores são: tendinite patelar, distensão do ligamento colateral medial, rotura do ligamento cruzado anterior ( LCA ), lesão de menisco, fratura de estresse, síndrome do trato iliotibial e bursite pré-patelar. A rotura do ligamento cruzado anterior e as lesões meniscais instáveis precisam de tratamento cirúrgico. Essas lesões afetam a prática do boxe porque limitam a mobilidade dos joelhos, reduzem a potência dos golpes, interferem no equilíbrio corporal, além de aumentar o risco de lesões secundárias envolvendo os tornozelos, quadris e coluna lombar. Prática excessiva, trabalho inadequado dos pés, desequilíbrio e fraqueza muscular e tempo de descanso insuficiente são alguns dos fatores que predispõem os joelhos do boxeador às lesões.
SINTOMAS
Os sintomas mais comuns de lesão no joelho do praticante de boxe são: dor, inchaço, falseios e diminuição da mobilidade articular. A intensidade dos sintomas costuma piorar com a prática do esporte.
PREVENÇÃO
Lesões do joelho em boxeadores podem ser prevenidas com aquecimento muscular adequado antes da prática esportiva, alongamento e fortalecimento dos músculos do joelho, refinamento da técnica esportiva, uso de calçados adequados para a prática do boxe e tempo de descanso adequado entre os treinamentos e lutas. Com a prevenção, diagnóstico e reabilitação corretos, os boxeadores podem evitar que as lesões do joelho os afastem do esporte por muito tempo.
ESPECIALISTA
O boxeador que sente desconforto ou dor nos joelhos durante a prática do boxe deve consultar um médico ortopedista especialista em joelho. Pequenas lesões podem se agravar se não forem diagnosticadas e tratadas precocemente.