LESÕES DO JOELHO NO SQUASH

LESÕES DO JOELHO NO SQUASH

Lesões do joelho no squash costumam ser consequência do excesso de treinos e jogos, técnica incorreta e movimentos impróprios e repetitivos. O squash é um esporte que se popularizou bastante no Brasil. Ele foi introduzido no país em 1.920, na região de Minas Gerais, por engenheiros ingleses que trabalhavam na região. Ele é jogado em uma quadra fechada por quatro paredes, onde uma das paredes deve obrigatoriamente ser de vidro. O jogo é disputado por dois jogadores que usam raquetes para rebater a bola. O squash também pode ser jogado por quatro jogadores formando duas duplas. O objetivo do jogo é rebater a bola de maneira que o adversário não consiga, na sua vez, rebater a bola de forma válida. Alívio do estresse, elevada queima de calorias, aumento da resistência muscular e fortalecimento dos músculos do abdome e dos membros inferiores são os principais benefícios da prática regular do squash.

LESÕES

As lesões que são mais comumente diagnosticadas nos joelhos dos jogadores de squash são praticamente as mesmas lesões observadas nos joelhos de atletas de outros esportes com raquetes como tênis, beach tennis e padel. Jogos e treinos intensivos, movimentos repetitivos e técnica incorreta de execução dos movimentos resultam em processos inflamatórios e dor nos joelhos. Tendinite patelar, condromalácia patelar, lesão do ligamento cruzado anterior ( LCA ), lesão de menisco, lesão do ligamento colateral medial ( LCM ) e fraturas de estresse são as lesões que mais acometem os atletas de squash. A prática do esporte pode ser significativamente prejudicada por essas lesões, que podem afastar o jogador de squash das quadras por longos períodos para o tratamento do machucado. Alguns casos precisam de intervenção cirúrgica como, por exemplo, a rotura do ligamento cruzado anterior e as lesões meniscais instáveis.

SINTOMAS COMUNS

Os sintomas mais comuns de lesão no joelho no jogador de squash são: dor, inchaço, falseios e diminuição da mobilidade articular. Os sintomas costumam aumentar de intensidade durante a prática do squash.

PREVENÇÃO

Lesões do joelho no squash podem ser prevenidas com a adoção de alguns cuidados pelos atletas. Exercícios para fortalecimento e alongamento dos músculos do joelho são bastante importantes para diminuir a incidência e a gravidade das lesões nos joelhos dos jogadores de squash. O aquecimento muscular antes dos treinos e jogos e treinamento das técnicas corretas de se golpear a bolinha também são cuidados importantes que devem ser observados. Alguns jogadores se sentem mais seguros com o uso de palmilhas específicas e joelheiras durante a prática do squash.

ESPECIALISTA

O jogador de squash deve consultar um médico ortopedista especialista em joelho se sentir desconforto ou dor durante a prática do esporte. Pequenas lesões podem se agravar se não forem diagnosticadas e tratadas precocemente.