LESÕES MEDULARES ÓSSEAS DO JOELHO
Lesões medulares ósseas ( LMOs ) são defeitos no osso subcondral no joelho que são visíveis apenas nas imagens do exame de ressonância magnética. As lesões medulares ósseas podem ser vistas apenas nas sequências de imagens de ressonância magnética onde a gordura foi suprimida, onde elas aparecem como uma área branca nebulosa contra o fundo do osso mais escuro.
ARTROSE NO JOELHO
Os patologistas mostraram que as lesões medulares ósseas representam uma resposta inflamatória às microfraturas que afetam o trabeculado do osso subcondral em alguns pacientes com artrose no joelho. As diretrizes de tratamento atuais recomendam, para esses pacientes, um tratamento inicial conservador, que costuma curar a maioria dessas LMOs. Mas, se a lesão permanecer depois da tentativa de tratamento conservador, a subcondroplastia é uma excelente opção.
SUBCONDROPLASTIA
Durante a subcondroplastia, um substituto ósseo de fosfato de cálcio injetável, fluido e modificado é usado para preencher o defeito ósseo subcondral. O fosfato de cálcio cristaliza e endurece em uma reação endotérmica a 37°C para formar um suporte macroporoso e nanocristalino dentro do osso. Ao longo do tempo, através da remodelação óssea mediada por células, o fosfato de cálcio que foi injetado é lentamente reabsorvido e substituído por osso novo.