LIBERAÇÃO MIOFASCIAL DO JOELHO
Liberação miofascial do joelho é uma técnica fisioterapêutica de liberação da fáscia muscular para prevenção de lesões e alívio de dores. A liberação miofascial é uma terapia manual que pode ser usada para todas as pessoas, mas é usada mais comumente aplicada em atletas e praticantes de atividades físicas intensas.
LIBERAÇÃO MIOFASCIAL DO JOELHO
Liberação miofascial do joelho é uma terapia manual muito utilizada na fisioterapia para prevenção de lesões e alívio das dores de origem muscular. Dor muscular ou distensão muscular dos músculos do joelho acontecem devido à disfunção ou sobrecarga do tecido muscular. Esse tipo de alteração muscular, que provoca dor de várias intensidades, pode acometer qualquer pessoa de qualquer idade, mas é mais comum em pacientes jovens atletas e/ou praticantes de atividades físicas intensas. A fáscia muscular é o tecido fibroso contínuo que envolve os músculos do nosso corpo. Ela é formada por colágeno e elastina. Fáscias musculares são estruturas ricamente inervadas e vascularizadas, com muitos vasos linfáticos e receptores para a propriocepção. A fáscia muscular não é uma estrutura contrátil, mas se contrai juntamente com o músculo abaixo dela. São as fáscias musculares que envolvem e mantêm unidos os músculos do nosso corpo. Elas também facilitam os movimentos musculares ao permitirem o deslizamento entre os diferentes grupos musculares. Nos casos de sobrecarga muscular e/ou lesão muscular a fáscia do músculo afetado fica tensa e enrijecida. Distorções funcionais envolvendo o tecido fascial comprometem a função muscular e provocam dor e contraturas musculares. Fasciíte plantar, síndrome do trato iliotibial e aderências cicatriciais após lesões e/ou cirurgias são exemplos de alterações envolvendo a fáscia muscular.
TÉCNICAS
A liberação miofascial do joelho pode ser feita através de pressão e deslizamento, manual ou com instrumentos, sobre pontos específicos ao redor da articulação. Os pontos onde a pressão e os deslizamentos são aplicados são trabalhados até que os músculos afetados estejam liberados, ou seja, bem relaxados. A liberação miofascial do joelho diminui a dor articular e as tensões musculares, melhorando a disposição, a agilidade e o rendimento muscular.
AUTO-LIBERAÇÃO MIOFASCIAL
A liberação miofascial do joelho pode ser aplicada pelo próprio paciente. Muitos atletas aprendem as técnicas da terapia com seus fisioterapeutas e depois as aplicam em si mesmos. Bolinhas de tênis e rolos de espuma são muito usados na auto-liberação fascial. Mas o ideal é que a liberação seja feita por um fisioterapeuta. A auto-liberação, se não for feita de maneira correta, pode causar ou piorar uma lesão muscular.
CONTRA-INDICAÇÕES
A liberação miofascial do joelho deve ser evitada em pacientes com problemas circulatórios, nas distensões musculares, em gestantes e em pacientes que fazem uso de medicamentos anticoagulantes.