LÚPUS NO JOELHO

LÚPUS NO JOELHO

Lúpus no joelho acontece quando a doença lúpus eritematoso sistêmico, também conhecida como LES, compromete o joelho provocando inflamação articular. O lúpus pode se manifestar acometendo várias articulações do corpo e o joelho é uma das juntas mais acometidas pela doença.

LÚPUS NO JOELHO

Lúpus no joelho se refere ao processo inflamatório articular, chamado de artrite, que pacientes com lúpus eritematoso sistêmico podem desenvolver envolvendo a articulação do joelho. Lúpus eritematoso sistêmico ( LES ) é uma doença autoimune, de causa ainda desconhecida, que pode afetar a pele, as articulações, os pulmões, o sistema nervoso e vários outros órgãos do corpo. Doenças autoimunes são aquelas onde o corpo produz anticorpos que atacam as estruturas do próprio corpo. Essas doenças produzem auto-anticorpos. A apresentação clínica do lúpus varia bastante de paciente para paciente. Cerca de 95% dos pacientes com lúpus acabam desenvolvendo artrite nas suas articulações em algum momento das suas vidas.

ARTRITE DO LÚPUS

A artrite provocada pela doença lúpus eritematoso sistêmico tem algumas características próprias. Ela é uma poliartite, ou seja, acomete várias articulações do corpo ao mesmo tempo. Ela é simétrica, ou seja, costuma atingir ao mesmo tempo ambos os joelhos, cotovelos, quadris, etc… Ela é migratória, ou seja, aparece em uma articulação e pode, em apenas 24 horas, desaparecer e surgir em outra junta do corpo. A dor da artrite do lúpus pode ser desproporcional à sua apresentação clínica, ou seja, uma artralgia de forte intensidade pode estar presente numa articulação com mínimos sinais inflamatórios. Outra característica importante da artrite do lúpus é que ela não causa rigidez matinal nem deformidades nas articulações como acontece na artrite reumatóide.

LÚPUS JOELHO

SINTOMAS

Pacientes com lúpus podem apresentar os seguintes sintomas: cansaço, fraqueza, dores musculares, perda de peso, febre, artrites, lesões na pele, lesões nos rins, anemia, alterações oftalmológicas, alterações neurológicas, alterações cardíacas e alterações pulmonares. Cerca de 80% dos pacientes desenvolvem o rash malar ou eritema em asa de borboleta. Essa lesão é avermelhada, tem o formato de asas de borboleta, e acomete a pele das bochechas e do nariz. É característica da doença.

ARTRITE NO JOELHO

O lúpus eritematoso sistêmico pode se manifestar no joelho na forma de artralgia simples, sem a presença de sinais inflamatórios, ou na forma de artrite, quando a articulação fica inchada, quente e avermelhada. A dor no joelho pode ter diferentes intensidades. A manifestação articular do lúpus costuma acontecer já nas fases iniciais da doença.

TRATAMENTO

O lúpus eritematoso sistêmico é uma doença cuja causa ainda é desconhecida. Os tratamentos para a doença são individualizados porque dependem das manifestações clínicas em cada paciente. A artrite do lúpus no joelho costuma ser tratada com analgésicos e anti-inflamatórios. Em alguns casos pode-se usar baixas doses de corticóides para alívio dos sintomas. Infiltrações no joelho também podem ajudar a diminuir a dor. O objetivo geral do tratamento do lúpus eritematoso sistêmico é controlar a atividade inflamatória da doença ao mesmo tempo em que se minimiza os efeitos colaterais do medicamentos usados no seu tratamento.