MECANISMO EXTENSOR DO JOELHO

MECANISMO EXTENSOR DO JOELHO

O mecanismo extensor do joelho é uma complexa estrutura anatômica cujos elementos em conjunto atuam na extensão da perna e também na estabilização da patela na tróclea femoral. O mecanismo extensor do joelho é formado pelo músculo quadríceps femoral, tendão quadricipital, patela, tendão patelar e tuberosidade anterior da tíbia, além da gordura de Hoffa e dos ligamentos patelofemorais. O grande número de distúrbios da articulação patelofemoral fez com que o mecanismo extensor do joelho se tornasse uma estrutura anatômica bastante estudada pelos médicos ortopedistas especialistas em joelho. A integridade do mecanismo extensor do joelho é essencial para a marcha, atividades do dia-a-dia e prática de esportes.

QUADRÍCEPS FEMORAL

Quadríceps femoral é o grande músculo da região anterior da coxa. Ele tem esse nome porque é formado por quatro ventres: vasto medial, vasto intermédio, vaso lateral e reto femoral. Esses quatro ventres convergem para formar o tendão quadricipital. A contração síncrona dos quatro ventres do quadríceps resulta na extensão da perna sobre a coxa. O quadríceps é o músculo mais forte e volumoso do corpo humano.

TENDÃO QUADRICIPITAL

Tendão quadricipital é o tendão do músculo quadríceps. Esse tendão faz a ligação entre os ventres musculares do quadríceps e a patela.

PATELA

A patela é o osso móvel localizado na frente do joelho. Ele liga o tendão do músculo quadríceps ao tendão patelar. A patela serve como um fulcro para o movimento de extensão do joelho. O osso aumenta o braço de alavanca na frente do joelho para que o quadríceps estenda a perna com menor força. A patela é um osso sesamóide, ou seja, um osso que está inserido dentro de um tendão.

MECANISMO EXTENSOR JOELHO

TENDÃO PATELAR

Tendão patelar, também conhecido como ligamento patelar, é o tendão que liga a patela à tíbia. O tendão patelar é uma estrutura muito forte e resistente e é capaz de suportar forças de até 20 vezes o peso corporal.

TUBEROSIDADE ANTERIOR DA TÍBIA

A tuberosidade anterior da tíbia é o local de inserção do tendão patelar na tíbia.

GORDURA DE HOFFA

A gordura de Hoffa é o coxim gorduroso localizado atrás do tendão patelar. Ela é responsável pela vascularização do tendão patelar posteriormente também tem função de amortecimento e proteção da região anterior do joelho.

LIGAMENTOS PATELOFEMORAIS

Os ligamentos patelofemorais são duas estruturas fibrosas localizadas medial e lateralmente na patela. Eles ligam a patela ao fêmur e funcionam como estabilizadores da patela na tróclea femoral durante os movimentos do joelho.