MEMBRANA SINOVIAL
Membrana sinovial é um tipo especial de tecido conjuntivo que reveste as paredes internas da cápsula articular das articulações sinoviais. Ela é responsável pela produção do líquido sinovial, que é o líquido lubrificante natural das articulações. A membrana sinovial também é encontrada nas bainhas dos tendões e no interior das bursas. O processo inflamatório da membrana sinovial é chamado de sinovite.
MEMBRANA SINOVIAL
Membrana sinovial, também conhecida como tecido sinovial ou sinóvia, é o tecido conjuntivo especializado que reveste a superfície interna das cápsulas articulares das articulações sinoviais. Articulação sinovial é aquela que possui uma cavidade na qual as extremidades dos ossos, revestidas por cartilagem hialina, se articulam num ambiente lubrificado pelo líquido sinovial que é produzido e absorvido continuamente pela membrana sinovial. O joelho é a maior articulação sinovial do nosso corpo. A membrana sinovial é um importante componente da articulação sinovial juntamente com os ossos, cápsula articular e ligamentos. A membrana sinovial é um tecido ricamente vascularizado e inervado. Além de produzir o líquido sinovial, ela funciona como um importante canal de comunicação entre o ambiente intra-articular e extra-articular, permitindo o trânsito de nutrientes para a cartilagem, a remoção de detritos e células mortas e a modulação imunológica e inflamatória da articulação. A membrana sinovial é formada por duas camadas: camada íntima e camada subíntima. A camada íntima é responsável pela produção do líquido sinovial. Ela tem dois tipos de células sinoviais: sinoviócito do tipo A e sinoviócito do tipo B. Os sinoviócitos do tipo A são responsáveis pela remoção de resíduos da cavidade articular. Os sinoviócitos do tipo B são responsáveis pela produção do líquido sinovial, o líquido lubrificante natural das articulações.
CÁPSULA ARTICULAR
A cápsula articular é uma estrutura anatômica fibrosa e resistente que envolve as articulações sinoviais deixando-as hermeticamente fechadas. A cápsula articular protege mecanicamente o ambiente intra-articular onde os ossos se articulam e tem papel importante na estabilidade articular.
LÍQUIDO SINOVIAL
A membrana sinovial produz e absorve continuamente o líquido sinovial, que é o líquido responsável pela lubrificação da articulação e pela nutrição da cartilagem hialina. O líquido sinovial normal é transparente, tem uma coloração amarela clara e é bastante viscoso. Ele é um ultrafiltrado do plasma sanguíneo. A sua composição é semelhante à do plasma sanguíneo, acrescida de algumas proteínas de alto peso molecular ( fibrinogênio e globulinas ) e mucopolissacarídeos. O principal mucopolissacarídeo do líquido sinovial é o ácido hialurônico, responsável pela sua alta viscosidade. A mucina é outro importante mucopolissacarídeo do líquido sinovial. Sua função é não deixar o líquido sinovial coagular. O nível de glicose do líquido sinovial é um pouco menor do que o nível de glicose no plasma sanguíneo.
SINOVITE
Sinovite é a inflamação da membrana sinovial. A sinovite pode ser causada por traumatismos ou doenças articulares. A produção excessiva do líquido sinovial é uma das características da membrana sinovial inflamada. Esse líquido excessivo é chamado de derrame articular. Dor, inchaço, calor local e vermelhidão são sintomas de uma articulação com sinovite.
DOENÇAS SINOVIAIS
A membrana sinovial, como citado anteriormente, é o tecido especializado que reveste internamente as paredes das articulações sinoviais, as bainhas dos tendões e as bursas. Ela pode ser afetada por várias doenças localizadas ou sistêmicas. As doenças que afetam a sinóvia podem ser classificadas em inflamatórias, infecciosas, degenerativas, traumáticas, hemorrágicas e neoplásicas. Danos às estruturas intra-articulares, principalmente à cartilagem hialina, devido a doenças sinoviais, podem levar a danos articulares irreversíveis. A cartilagem é um tecido histológico muito sensível que não tem capacidade de se regenerar. As doenças mais comuns que afetam a membrana sinovial são: artrite reumatóide, artrite psoriática, artrite gotosa, artrite idiopática juvenil, sinovite vilonodular pigmentada, tumor de células gigantes, hemangioma sinovial, condromatose sinovial e sarcoma sinovial.
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico das doenças da sinóvia podem ser feitos pelo exame físico da articulação, exames de imagem, análise do líquido sinovial e biópsia da membrana sinovial. A ressonância magnética é o exame de imagem mais importante para se diagnosticar as doenças da sinóvia precocemente.
ARTROCENTESE
A artrocentese, ou punção articular, é o procedimento médico para retirada de líquido sinovial da articulação. Com o uso de uma seringa com agulha, o médico especialista retira líquido sinovial da articulação. A artrocentese pode ser feita para coleta de líquido sinovial para análise laboratorial ou para alívio da dor em casos onde a articulação está muito inchada devido a um grande derrame articular.