MENISCECTOMIA
Meniscectomia é o procedimento cirúrgico indicado para o tratamento de uma lesão no menisco. Quando existe uma lesão meniscal que não pode ou que não responde ao tratamento conservador, ou seja, sem cirurgia, o tratamento cirúrgico acaba sendo a solução para o alívio dos sintomas de se ter um menisco lesionado. Um menisco lesionado pode provocar dor intensa no joelho e grande incapacidade para o paciente.
MENISCECTOMIA
A meniscectomia é um procedimento cirúrgico ortopédico relativamente comum. O objetivo da cirurgia é aliviar a dor provocada por uma lesão meniscal que não responde ou não pode ser tratada de forma conservadora. O objetivo da cirurgia é ressecar fragmentos do menisco instáveis, que se projetam para dentro da articulação quando o joelho é movimentado ou recebe carga na deambulação. Fragmentos grandes deslocados podem até bloquear os movimentos do joelho. A causa mais comum de joelho travado é uma lesão meniscal.
MENISCO
O joelho tem dois meniscos. Os meniscos são estruturas de fibrocartilagem, com o formato de meia-lua, que ficam interpostos entre o fêmur e a tíbia na articulação do joelho. Eles funcionam como amortecedores da articulação, fazendo a adaptação anatômica dos côndilos do fêmur no platô tibial. Os meniscos são estruturas muito importantes do joelho.
LESÃO MENISCAL
Os meniscos podem sofrer os mais diferentes tipos de lesões. Sempre que possível os meniscos lesionados devem ser preservados porque eles ajudam a proteger a cartilagem articular. Mas existem situações onde o tratamento conservador não é possível ou não apresenta boa resposta. Para esses casos é indicada a cirurgia de meniscectomia.
TIPOS DE MENISCECTOMIA
Meniscectomia significa ressecar o menisco. A ressecção meniscal pode ser total, subtotal ou parcial. A meniscectomia é chamada de total quando todo o menisco é ressecado. A meniscectomia é chamada de subtotal quando metade do menisco precisa ser retirada. A meniscectomia é chamada de parcial quando apenas um pequeno fragmento do menisco precisa ser ressecado. A ressecção de um pedaço do menisco é um fator predisponente para o desenvolvimento de artrose no joelho.
ARTROSCOPIA
No passado as meniscectomias eram feitas através de incisões no joelho. Naquela época os meniscos costumavam ser totalmente ressecados pelos cirurgiões. Com o advento da cirurgia artroscópica as coisas melhoraram bastante. Através da artroscopia, onde são feitas duas mini-incisões no joelho, é possível fazer a meniscectomia de forma rápida e precisa.
ESPECIALISTA
Pacientes com suspeita de lesão meniscal devem consultar um médico ortopedista especialista em joelho. As lesões meniscais são tratadas, preferencialmente, sem cirurgia. A meniscectomia só será indicada se não houver possibilidade de tratamento sem cirurgia ou se o tratamento não cirúrgico não funcionar.