MIOPATIAS NO JOELHO

MIOPATIAS NO JOELHO

Miopatias no joelho são doenças que afetam os músculos da articulação e provocam sintomas relacionados ao funcionamento muscular inadequado. Os sintomas mais comuns das miopatias na região do joelho são a fraqueza e a mialgia, nome técnico para a dor de origem muscular. As miopatias, quando acometem os músculos do joelho, resultam no mau funcionamento da articulação porque são os músculos do joelho os responsáveis pela movimentação e estabilidade articular. O joelho é a maior e mais importante articulação do nosso corpo e desempenha um papel fundamental na sustentação do peso corporal e na locomoção. Miopatias no joelho podem impactar significativamente a qualidade de vida dos pacientes. O impacto principal é na locomoção.

MIOPATIAS NO JOELHO

Miopatias no joelho são doenças que afetam os músculos do joelho provocando sintomas como fraqueza, dor, câimbras e fadiga. Os músculos do joelho mais afetados são os músculos da coxa, que são responsáveis pela flexão e extensão da articulação. O músculo quadríceps femoral, na frente da coxa, é responsável pela extensão do joelho e os músculos isquiotibiais, atrás da coxa, são os responsáveis pela flexão do joelho. Miopatias, quando afetam os músculos do joelho, podem comprometer a qualidade de vida do paciente porque a articulação do joelho é fundamental para vários movimentos que fazemos o tempo todo como sentar, levantar, caminhar, correr, pular, agachar e ajoelhar. Nós executamos esses movimentos quase que o tempo todo durante a vigília.

PRINCIPAIS CAUSAS DAS MIOPATIAS

As principais causas das miopatias são: doenças genéticas, doenças inflamatórias, doenças metabólicas e traumatismos. No grupo das doenças genéticas destacam-se as distrofias musculares que geram fraqueza muscular progressiva, normalmente começando pelos membros inferiores. No grupo das doenças inflamatórias destacam-se a polimiosite e a dermatomiosite. No grupo das doenças metabólicas o diabetes descontrolado e a síndrome de Cushing são causas frequentes de fraqueza muscular que podem envolver os músculos da coxa. Acidentes e lesões diretas no joelho podem prejudicar a musculatura local, provocando miopatias secundárias de origem traumática.

MIOPATIAS JOELHO

SINTOMAS

Os sintomas das miopatias no joelho variam bastante de paciente para paciente porque dependem da causa específica do comprometimento muscular. Mialgia no joelho e/ou nas coxas, fraqueza muscular, dificuldade para movimentar o joelho, rigidez articular, câimbras frequentes e inchaço muscular são os sintomas mais comuns. O comprometimento muscular do joelho dificulta atividades cotidianas simples como subir escadas e ficar em pé por longos períodos de tempo.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico das miopatias do joelho é feito pelo exame físico da articulação e por exames complementares. O principal exame complementar de imagem é a ressonância magnética. Exames laboratoriais para análise de enzimas musculares, eletroneuromiografia e biópsia muscular são outros exames complementares comumente solicitados pelo médico especialista. O diagnóstico não é tão fácil de ser feito porque essas doenças que comprometem os músculos não são muito comuns e dificilmente o médico especialista pensa em miopatia na avaliação inicial do paciente.

TRATAMENTO

O tratamento das miopatias do joelho depende da causa subjacente e da gravidade da doença. Fisioterapia, medicamentos anti-inflamatórios e imunossupressores, fortalecimento muscular e, eventualmente, cirurgia são os tratamentos mais comuns.

ESPECIALISTA

Miopatias na região do joelho podem ser desafiadoras para serem diagnosticadas, principalmente no começo quando os sintomas são inespecíficos e podem ser confundidos com outras condições médicas mais comuns. Um médico ortopedista especialista em joelho deve ser consultado na presença dos sintomas comuns das miopatias. Outros especialistas, como endocrinologistas, geneticistas e neurologistas, podem ser consultados dependendo das características clínicas da miopatia diagnosticada.