
NEUROPATIA DO NERVO FIBULAR NO JOELHO
Neuropatia do nervo fibular no joelho é a neuropatia que afeta o nervo fibular que está localizado na região lateral do joelho e da perna. O nervo fibular é muito importante para a sensibilidade da região lateral da perna e do dorso do pé, além de controlar os músculos responsáveis pela flexão dorsal do pé. Compressão ou lesão do nervo fibular no joelho pode provocar sintomas desconfortáveis e, eventualmente, até incapacitantes.
NEUROPATIA DO NERVO FIBULAR NO JOELHO
Neuropatia do nervo fibular no joelho é caracterizada pelo comprometimento do nervo fibular na região da articulação do joelho. O nervo fibular, também conhecido como nervo peroneal, é um dos principais nervos periféricos da perna. Ele é uma ramificação do nervo ciático. O nervo fibular se divide em dois ramos: nervo fibular superficial e nervo fibular profundo. O nervo fibular, no seu trajeto no joelho, está localizado na face lateral da articulação, numa região onde ele é suscetível a lesões e/ou compressões. A região próxima à cabeça da fíbula é o local mais comum do nervo fibular ser comprimido. Traumatismos na face lateral do joelho e da perna são relativamente comuns na prática esportiva. No nosso meio o esporte que mais causa lesões nessa região anatômica é o futebol. Chutes e pancadas durante uma dividida de bola podem machucar o nervo fibular. As lesões nervosas periféricas são classificadas em três tipos, dependendo da gravidade: neuropraxia, axoniotmese e neurotmese.
CAUSAS DE NEUROPATIA DO NERVO FIBULAR NO JOELHO
A neuropatia do nervo fibular no joelho pode ter diversas causas. As causas mais comuns relatadas na literatura médica são: compressão do nervo, traumatismos, cirurgias, doenças sistêmicas e alterações anatômicas. A compressão do nervo fibular no joelho acontece quando a pessoa fica por longos períodos com as pernas cruzadas ou pela presença de cistos ou tumorações no seu trajeto. Acidentes, fraturas, luxações, contusões e lesões esportivas podem traumatizar o nervo fibular na face lateral do joelho. Procedimentos cirúrgicos na região lateral do joelho podem provocar danos ao nervo fibular. A neuropatia do nervo fibular pode ter origem numa doença sistêmica como diabetes e doenças autoimunes. Variações anatômicas na região lateral do joelho podem deixar o nervo fibular mais suscetível a compressões e lesões.

SINTOMAS
Os principais sintomas da neuropatia do nervo fibular são: dor localizada, perda de sensibilidade e fraqueza muscular. A dor da neuropatia do nervo fibular pode ser sentida em todo o trajeto do nervo, sendo mais comum na região lateral do joelho e superior da perna. Formigamento e sensação de amortecimento, quando presentes, acometem a mesma localização da dor. A fraqueza muscular, quando presente, se manifesta com a dificuldade em se levantar o pé, que parece ficar caído. Com o pé caído o paciente tem dificuldade de andar corretamente.
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico da neuropatia do nervo fibular no joelho é feito pelo exame físico do joelho e também por exames complementares. No exame físico o médico especialista avalia a força muscular, os reflexos e a sensibilidade da pele no trajeto do nervo. A ressonância magnética do joelho e a eletroneuromiografia são os dois exames complementares mais solicitados para diagnosticar a neuropatia do nervo fibular.
TRATAMENTO
A neuropatia do nervo fibular é tratada inicialmente de forma conservadora com medicamentos, fisioterapia e órteses. Alguns casos podem precisar de tratamento cirúrgico para descompressão ou reparo de lesões traumáticas.
ESPECIALISTA
Pacientes com sintomas de neuropatia do nervo fibular na região do joelho devem consultar um médico ortopedista especialista em joelho para diagnosticar e tratar corretamente o problema. Casos com indicação cirúrgica podem ser tratados, também, por um neurocirurgião especialista em nervos periféricos.