OSTEOCONDROMA NO JOELHO
Osteocondroma no joelho é motivo de preocupação para pacientes e seus pais. Osteocondromas são comuns na região do joelho de crianças e adolescentes. Os pais ou a própria criança percebem um aumento de volume endurecido, na maioria das vezes assintomático, que aparece na lateral do joelho. O osteocondroma no joelho acaba sendo descoberto quando a criança é levada para avaliação médica e o tumor é identificado num exame de imagem.
OSTEOCONDROMA NO JOELHO
Osteocondroma é um tumor benigno que se desenvolve durante a infância e a adolescência. Osteocondroma não é câncer, ou seja, não é um tumor maligno. O osteocondroma é diagnosticado mais comumente em pacientes entre 5 e 18 anos de idade. Ele é mais comum na região do joelho. O osteocondroma é caracterizado pelo crescimento anormal de cartilagem e osso na periferia de ossos longos, na região da placa de crescimento. A placa de crescimento, também chamada de fise, é o local onde os ossos longos crescem em comprimento. Ao término do crescimento a placa de crescimento estará totalmente ossificada. Por esse motivo, ao término do crescimento, o osteocondroma deixa de crescer e está totalmente ossificado. Osteocondromas no joelho costumam ser assintomáticos e, muitas vezes, sequer são percebidos pelo paciente. Os osteocondromas são os tumores ósseos benignos mais comuns, correspondendo a cerca de 40% de todos os tumores ósseos benignos. Tumor ósseo benigno não é câncer e não se espalha para outras partes do corpo. Um osteocondroma pode ser classificado em pedunculado, quando sua base é estreita, ou séssil, quando sua base é larga.
ETIOLOGIA
A causa exata do desenvolvimento de um osteocondroma no joelho ainda é desconhecida. Sabe-se que o seu aparecimento não é consequência de traumatismo na articulação. Homens e mulheres têm a mesma probabilidade de desenvolvê-lo.
SINTOMAS
A maioria dos osteocondromas no joelho é assintomática. Os pacientes, normalmente crianças, notam o aparecimento de uma protuberância indolor no joelho. O osteocondroma pode provocar dor quando está localizado próximo a um tendão. Dor, dormência e formigamento podem surgir quando o osteocondroma comprime algum dos nervos ao redor do joelho. A compressão de vasos sanguíneos pode alterar os pulsos arteriais e a cor da pele da perna. Osteocondromas pedunculados podem se quebrar e provocar dor imediata no local onde ele está localizado.
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico de osteocondroma no joelho é feito pelo exame físico da articulação e por exames de imagem. RX, tomografia computadorizada e ressonância magnética são os exames de imagem que identificam melhor o osteocondroma no joelho. Em alguns casos o médico especialista pode indicar uma biópsia óssea.
TRATAMENTO
O tratamento da maioria dos osteocondromas no joelho é conservador. O tumor é observado periodicamente até a criança terminar o crescimento ósseo. A observação é feita clinicamente e com radiografias para acompanhar alterações no comportamento do tumor durante o seu crescimento. Alguns osteocondromas no joelho precisam de tratamento cirúrgico. A cirurgia só é indicada quando o osteocondroma provoca dor ou está comprimindo vasos sanguíneos, nervos e/ou tendões.