PNEUMOARTROSE NO JOELHO

Pneumoartrose no joelho é a presença patológica de ar dentro do espaço articular da articulação entre o fêmur distal, a patela e a tíbia proximal. A presença de ar no espaço articular pode ser identificada no exame de RX sob a forma de sombras radiolucentes. O joelho é a maior articulação do nosso corpo e, por esse motivo, encontrar uma pequena quantidade de ar no espaço intra-articular é normal. A anormalidade se dá quando o volume gasoso dentro do joelho é excessivo.

PNEUMOARTROSE NO JOELHO

Pneumoartrose é o termo médico para a presença patológica de ar dentro de uma articulação. As articulações do tipo diartrose são hermeticamente fechadas pela cápsula articular, criando um espaço onde os ossos se articulam. Esse espaço, conhecido como espaço intra-articular, contém a cartilagem hialina dos ossos que se articulam, líquido sinovial e uma pequena quantidade de ar. Essa pequena quantidade de ar dentro da articulação é fisiológica e costuma estar misturada com o líquido sinovial. O joelho é a maior articulação do corpo humano. O espaço intra-articular do joelho tem mais ar do que nas outras articulações. A anormalidade da presença de ar dentro do joelho se dá quando o volume gasoso é grande. Isso acontece em algumas situações como fraturas expostas, traumatismos penetrantes, infecções e após artrocenteses e/ou procedimentos cirúrgicos. A pneumoartrose no joelho pode se tornar uma complicação da artroscopia de joelho em até 2% dos joelhos operados.

PNEUMOARTROSE JOELHO

DENSIDADES RADIOGRÁFICAS

Em exames radiográficos cinco densidades podem ser identificadas: metal, osso, água, gordura e ar. O metal é a densidade mais radiopaca ( cor branca ) e o ar é a densidade mais radiolúcida ( cor preta ). O ar dentro do joelho é identificado nas radiografias como sombras radiolucentes dentro do espaço articular, geralmente na bolsa suprapatelar.

FENÔMENO DO VÁCUO

Fick, em 1.910, foi o primeiro autor a descrever a presença de bolhas de gás ou ar dentro de uma articulação ao estudar radiografias de mãos cujas articulações estavam sendo tracionadas durante o exame. O achado de Fick foi chamado de “fenômeno do vácuo” por Magnusson em 1.937. Acredita-se que o fenômeno do vácuo se deva à saída do ar dissolvido no líquido sinovial que acontece quando uma articulação é tracionada. A tração cria vácuo dentro da articulação. Uma bolha radiolúcida, com formato crescente e paralela ao espaço articular, aparece no exame de RX. O fenômeno do vácuo também pode ser visualizado em tomografias computadorizadas.

ARTRITE SÉPTICA

Artrite séptica é a infecção do espaço articular por bactérias, vírus ou fungos. Trata-se de uma emergência médica porque a cartilagem da articulação pode ser destruída em pouco tempo se a infecção não for adequadamente controlada e tratada. Alguns agentes infecciosos produzem gases no curso da infecção. Pneumoartrose num joelho que não sofreu traumatismo aberto ou cirurgia recente pode indicar a presença de um processo infeccioso em curso.