PUNÇÃO DO JOELHO

PUNÇÃO DO JOELHO

A punção do joelho é um procedimento simples, normalmente feita no consultório ou num ambulatório, e é indicada para drenagem do excesso de líquido acumulado dentro do espaço articular. O joelho é a maior articulação do corpo humano e, por esse motivo, é a articulação que mais pode acumular líquido no seu interior.

PUNÇÃO DO JOELHO

A punção do joelho é um dos procedimentos ambulatoriais mais comuns que um médico ortopedista especialista em joelho faz no seu dia a dia. Punção é o termo médico para a introdução de uma agulha ou trocarte no corpo para retirada de líquido. Uma punção pode ser feita em uma articulação. Nesse caso o procedimento é chamado de punção articular ou artrocentese. A punção articular do joelho é feita, mais comumente, com o uso de uma seringa com agulha e serve para drenar da articulação um derrame articular.

DERRAME ARTICULAR

O termo médico para o acúmulo de líquido dentro de uma articulação é derrame articular. Quando o joelho apresenta um derrame articular, é comum ouvirmos as pessoas dizerem que estão com água no joelho. A expressão derrame articular é comumente encontrada nos laudos de exames de imagem do joelho. Derrames articulares volumosos podem deixar o joelho bastante inchado e dolorido.

CAUSAS DE DERRAME ARTICULAR

O derrame articular pode ser causado por uma lesão, que é o mais comum, ou então por doenças como artrose, artrite, bursite, gota, etc… Lesões envolvendo os meniscos, a cartilagem e o ligamento cruzado anterior podem provocar derrames articulares.

PUNÇÃO ARTICULAR

A punção articular é o procedimento médico para retirada do excesso de líquido de dentro de uma articulação. É um procedimento simples, que pode ser feito com anestesia local. O médico usa uma seringa com agulha para aspirar o líquido acumulado na articulação, que pode ser líquido sinovial, sangue, pus ou uma mistura deles. Um derrame articular volumoso provoca dor intensa no joelho. A punção serve para diminuir a dor e também para se fazer o diagnóstico da causa do inchaço no joelho. O líquido colhido é enviado para análise laboratorial.

TÉCNICA

É necessária técnica estéril para a punção do joelho. O joelho deve ser preparado com assepsia e antissepsia da pele. Campos estéreis devem isolar a articulação, expondo apenas o local da punção. Um pequeno botão anestésico pode ser feito no local que será puncionado. A punção é feita com o uso de uma seringa com agulha estéreis. Alguns médicos preferem usar a ecografia para guiar a agulha da punção para dentro do espaço articular, mas o seu uso é totalmente dispensável porque o joelho é uma articulação grande e superficial. Uma pequena quantidade do líquido drenado é colhida em um frasco estéril para ser enviada ao laboratório. O restante do líquido drenado pode ser dispensado. Um curativo com gazes estéreis é aplicado no local e o joelho é enfaixado.