QUADRÍCEPS
Quadríceps, também conhecido como quadríceps femoral, é o grande músculo localizado na região anterior da coxa. Ele é um músculo muito importante para a articulação do joelho. Ele está envolvido praticamente em todas as nossas atividades do dia a dia. Sair da posição sentada, manter-se em pé, andar, pedalar, chutar, agachar, ajoelhar, correr, subir escadas e pular, por exemplo, dependem da ação do quadríceps. Do ponto de vista esportivo, o quadríceps é um músculo muito importante e, por ser muito solicitado nas atividades esportivas, é sede frequente de lesões musculares que causam muita dor e debilitação. São lesões que costumam afastar os atletas das suas atividades por algum tempo, comprometendo o condicionamento físico e o rendimento esportivo.
QUADRÍCEPS
Quadríceps femoral é o grande músculo localizado na região anterior da coxa. Ele envolve boa parte do osso da coxa, o fêmur. O quadríceps é o músculo mais forte e mais volumoso do corpo humano. O nome quadríceps tem origem latina e significa quatro cabeças, referência aos quatro ventres musculares que formam o músculo. Esses quatro ventres musculares são: músculo vasto medial, músculo vasto intermédio, músculo vaso lateral e músculo reto femoral. Os quatro ventres se unem num tendão único, o tendão quadricipital, que se insere na patela. O contorno da região anterior da coxa é dado pelo músculo quadríceps.
FUNÇÃO DO QUADRÍCEPS
A função principal do quadríceps é a extensão do joelho, mas ele também é um importante flexor do quadril. O equilíbrio entre os quatro ventres musculares do quadríceps ajuda a manter a patela estável dentro da tróclea femoral. Quase todas as atividades que fazemos no dia a dia dependem desse músculo: sair da posição sentada, manter-se em pé, andar, pedalar, chutar, agachar, ajoelhar, correr, subir escadas e pular. A sua função é tão importante que o seu comprometimento funcional, causado por lesões ou doenças, pode acarretar grandes limitações físicas, uma vez que quase todos os movimentos do joelho dependem da sua ação.
INERVAÇÃO
O músculo quadríceps é inervado pelo nervo femoral, que contém raízes nervosas dos níveis vertebrais L2, L3 e L4. A lesão do nervo femoral pode resultar em fraqueza para estender o joelho ou para fletir o quadril e também alterações de sensibilidade, como dormência e formigamento, na região anterior e lateral da coxa e região medial da perna.
VASCULARIZAÇÃO
O músculo quadríceps recebe sua vascularização principal da artéria femoral, que é a continuação da artéria ilíaca externa na coxa. A artéria femoral é a principal fonte de suprimento sanguíneo do membro inferior.
LESÕES MUSCULARES
O quadríceps é um músculo muito exigido na maioria dos esportes. Também é um músculo que está bastante exposto. Por esses motivos ele é sujeito a lesões. Contusões musculares e distensões musculares acontecem com alguma frequência, principalmente entre os esportistas. Uma complicação dessas lesões musculares do quadríceps é a miosite ossificante. Trata-se da proliferação não-neoplásica de tecido ósseo no local machucado do músculo. Até 15% das lesões musculares do quadríceps podem evoluir com um quadro de miosite ossificante. O diagnóstico das lesões quadricipitais é melhor feito através do exame de ressonância magnética da coxa. A ressonância magnética é o exame que mostra com mais precisão a lesão muscular. A recuperação de uma lesão muscular quadricipital pode levar várias semanas.
ENCURTAMENTO MUSCULAR
O músculo quadríceps femoral é bastante propenso ao encurtamento muscular. A falta de alongamento do quadríceps sobrecarrega e limita os movimentos do joelho. Exercícios de alongamento do quadríceps são muito importantes para todas as pessoas, principalmente para os atletas. Exercícios para o alongamento quadricipital devem ser praticados regularmente por atletas, idosos, pacientes em reabilitação ou qualquer pessoa que participe de um programa para ganho de condicionamento físico. Os benefícios do alongamento muscular já foram comprovados por muitos especialistas.
FORTALECIMENTO MUSCULAR
O fortalecimento do quadríceps é muito importante para a manutenção da saúde da articulação do joelho, desempenho atlético e qualidade de vida em geral. Um quadríceps fortalecido protege o joelho e também é menos suscetível a lesões. A prática regular de atividades físicas e esportes ajuda no fortalecimento muscular. Exercícios de musculação, específicos para os músculos da região anterior da coxa, ajudam na manutenção da boa força muscular.
ATROFIA MUSCULAR
O músculo quadríceps é bastante suscetível a atrofiar. Atrofia é a redução volumétrica de um músculo. Lesões musculares, lesões e cirurgias no joelho e também o envelhecimento podem provocar atrofia do quadríceps. O paciente nota que a coxa fica mais fina. O quadríceps atrofiado fica, consequentemente, mais fraco. O tratamento da atrofia do quadríceps deve ser feito com exercícios para deixá-lo hipertrofiado e mais forte.
LONGEVIDADE
Vários estudos concluíram que o enfraquecimento dos músculos dos membros inferiores, principalmente do quadríceps femoral, está associado a uma vida mais curta e uma velhice com mais doenças. Manter os músculos das pernas fortes é uma ótima maneira de envelhecer com saúde e evitar doenças. Uma das consequências do envelhecimento e a diminuição natural da massa muscular. O principal sinal de longevidade de uma pessoa é ter os músculos dos membros inferiores fortes, principalmente o quadríceps. A prática regular de exercícios físicos e esportes é uma forma inteligente de manter a saúde e se afastar das doenças.