QUANTO CUSTA UMA APLICAÇÃO NO JOELHO?
Quanto custa uma aplicação no joelho? Essa é uma pergunta bastante frequente dos pacientes que receberam indicação médica para a injeção de medicamentos diretamente na articulação do joelho. Várias patologias do joelho podem ser tratadas com a aplicação de medicamentos na articulação. O custo desse tipo de procedimento médico varia bastante porque depende de vários fatores. A aplicação de medicamentos no joelho é bastante comum porque o joelho é uma articulação grande e superficial, fácil de ser acessada para as aplicações articulares.
CUSTO DA APLICAÇÃO NO JOELHO
O custo de uma aplicação no joelho depende de vários fatores: medicamentos, materiais de assepsia/antissepsia, materiais para anestesia, materiais de curativo e enfaixamento, especializações e experiência do médico ortopedista especialista em joelho que vai fazer a aplicação e o local físico do procedimento. Existem vários medicamentos para aplicação no joelho. Muitos desses medicamentos apresentam várias dosagens. É possível, dependendo da indicação clínica, fazer a combinação de vários medicamentos para aplicação no joelho. Medicamentos importados e de última geração, que têm o seu preço em dólar ou euro, custam mais caro do que medicamentos nacionais e mais simples. As aplicações costumam ser feitas, para conforto do paciente, com anestesia local. Na maioria das vezes as aplicações são feitas no próprio consultório, mas também podem ser feitas em ambulatórios hospitalares e até em centros cirúrgicos. Esses são os principais fatores que influenciam no custo do procedimento.
INFILTRAÇÃO
Aplicação no joelho é uma infiltração. Infiltração é o procedimento médico que consiste em se injetar medicamentos, com o uso de uma seringa com agulha, diretamente no local onde se deseja que o remédio faça o seu efeito. Infiltrações podem ser feitas em qualquer parte do corpo. As infiltrações são procedimentos bastante comuns nas especialidades de Ortopedia e Medicina Esportiva.
APLICAÇÃO NO JOELHO
O joelho é a maior articulação do nosso corpo. Ele é também uma estrutura superficial. Por esses motivos a injeção de medicamentos nos tecidos ao redor do joelho ou diretamente no espaço articular é facilitada. Uma aplicação no joelho é indicada quando se deseja um efeito rápido, forte e duradouro do medicamento a ser aplicado. Uma das vantagens da infiltração de medicamentos no joelho é evitar os efeitos colaterais dos medicamentos tomados por via oral. Medicamentos à base de ácido hialurônico, hidrogel, corticóides, anti-inflamatórios e toxina botulínica são os remédios mais usados para aplicação no joelho. Artrose, condromalácia, condropatias, tendinites, tendinose e bursites são doenças que podem ser tratadas com aplicações no joelho com excelentes resultados.
MEDICAMENTOS, APLICAÇÃO E TRATAMENTO
Existem três custos distintos que podem causar confusão em alguns pacientes: medicamentos, aplicação e tratamento médico. O custo dos medicamentos é o preço dos remédios indicados pelo médico especialista para ser aplicado no joelho. O custo da aplicação envolve o custo dos medicamentos, todos os materiais usados para fazer a aplicação ( antissépticos, luvas estéreis, campos estéreis, seringas, agulhas, anestésico, gazes, atadura e esparadrapo ), taxa de sala e honorários do médico. Já o custo do tratamento médico inclui todos os itens anteriores mais o acompanhamento periódico do paciente pelo médico especialista.
ÁCIDO HIALURÔNICO
Uma dúvida comum de muitos pacientes é sobre as diferenças de preço entre os vários medicamentos de ácido hialurônico para aplicação no joelho. Os medicamentos à base de ácido hialurônico para aplicação no joelho não são todos iguais. Existem no mundo, atualmente, mais de 50 medicamentos à base de ácido hialurônico para o tratamento de viscossuplementação. Apesar da base desses medicamentos ser a mesma, o ácido hialurônico, os produtos comercializados são totalmente diferentes entre si. As características físico-químicas de cada medicamento dependem da tecnologia de fabricação dos laboratórios que os fabricam. Os melhores produtos, que são aqueles de alta viscosidade, alto peso molecular e alto crosslinking, são todos importados e, obviamente, apresentam custo bem mais alto do que os produtos mais simples. Crosslinking, ou reticulação polimérica, é o processo tecnológico que permite unir as moléculas lineares de ácido hialurônico em novas estruturas de maior peso molecular constituídas por várias moléculas de ácido hialurônico unidas entre si. Poucos laboratórios no mundo têm a alta tecnologia necessária para fazer a crosslinkagem do ácido hialurônico. Os medicamentos de última geração, que são os que apresentam excelentes resultados clínicos, são mais caros devido à sofisticada tecnologia para sua fabricação.
ORÇAMENTO
Durante a consulta médica, depois de examinar o joelho e estudar os exames de imagem, o médico especialista poderá indicar como tratamento a aplicação de medicamentos diretamente no joelho. Várias patologias podem ser tratadas com aplicações no joelho. O custo da aplicação no joelho envolve vários itens e não somente o custo do medicamento. Os itens envolvidos no custo final da aplicação são: consulta médica, medicamentos, materiais de assepsia e antissepsia, materiais para anestesia, materiais de curativo e enfaixamento, taxa de sala, honorários médicos para fazer o procedimento e acompanhamento pós-aplicação por 30 dias ou até a próxima aplicação. Ao indicar o tratamento o especialista prescreverá a combinação de remédios indicados para o caso clínico específico do paciente. O custo do procedimento varia de paciente para paciente porque cada caso tem as suas particularidades. Muitas vezes o custo é diferente para cada joelho de um mesmo paciente, dependendo do diagnóstico e da fase das patologias diagnosticadas. Após a indicação desse tipo de tratamento um orçamento será feito pela secretária do médico, quando o tratamento é feito no consultório, ou pela farmácia do hospital, quando o tratamento é feito em ambiente hospitalar.