REDUÇÃO DO ESPAÇO ARTICULAR DO JOELHO
A redução do espaço articular é uma das características radiológicas da artrose do joelho. Nos laudos de exames de imagem do joelho com degeneração da cartilagem, principalmente em radiografias, frequentemente se encontra a informação de que o espaço articular entre o fêmur e a tíbia e/ou entre o fêmur e a patela está reduzido. Essa informação médica costuma deixar os pacientes curiosos e preocupados.
REDUÇÃO DO ESPAÇO ARTICULAR DO JOELHO
Redução do espaço articular do joelho, estreitamento do espaço articular do joelho ou diminuição do espaço articular do joelho são expressões sinônimas frequentemente encontradas nos laudos de exames de imagem de joelhos com artrose. A expressão significa que o médico radiologista, que analisou as imagens do exame do paciente, identificou uma redução no espaço entre os ossos que formam a articulação do joelho. Essa redução do espaço articular é um dos sinais radiológicos da artrose no joelho, o processo degenerativo que acomete a cartilagem. Osteófitos, esclerose subcondral e geodos são outros sinais radiológicos que, juntamente com a redução do espaço articular, caracterizam as imagens num exame de um joelho artósico. A redução do espaço articular num joelho com artrose pode acometer qualquer um dos três compartimentos do joelho: femorotibial medial, femorotibial lateral e patelofemoral. Esse achado radiológico pode ser visto em radiografias, tomografias e ressonâncias magnéticas do joelho. Conforme os compartimentos acometidos, a artrose pode ser classificada como artrose femorotibial e/ou artrose patelofemoral. Quando todos os três compartimentos do joelho estão acometidos pela artrose, dizemos que existe uma artrose tricompartimental.
ARTROSE DO JOELHO
Artrose é a doença caracterizada pela degeneração da cartilagem, o tecido branco e brilhante que reveste os ossos que se articulam dentro de uma articulação sinovial. A artrose é a doença que mais acomete o joelho. Exames do joelho são solicitados pelo médico ortopedista para o diagnóstico de lesões e/ou doenças articulares. A redução do espaço articular do joelho, quando identificada num exame de imagem da articulação, é um dos sinais radiológicos que caracterizam a doença artrose.
ESPAÇO ENTRE OS OSSOS DO JOELHO
Nos exames radiológicos de um joelho saudável existe um espaço entre os três ossos que formam a articulação. Esse espaço, que é chamado de espaço articular, é mantido pela integridade da cartilagem hialina que reveste os ossos que se articulam. Nas radiografias do joelho na imagem acima podemos ver que os espaços entre o fêmur e a tíbia no exame no lado esquerdo são largos e bastante parecidos. Já no lado direito é bastante evidente a redução do espaço articular femorotibial medial ( seta ), caracterizando a artrose nesse compartimento do joelho.
SINTOMAS
Menos espaço entre os ossos do joelho implica em menor amplitude de movimento articular, um dos sintomas da artrose do joelho. À medida em que a cartilagem se degenera e o espaço entre os ossos diminui, a amplitude de movimentos da articulação também diminui. Quando o desgaste da cartilagem é total, existe contato direto de osso com osso. Dor, inchaço, crepitação articular, rigidez articular e diminuição dos movimentos são os sintomas comuns da artrose do joelho.
ESPECIALISTA
Pacientes que apresentam diminuição do espaço articular nos exames de imagem do joelho devem consultar um médico ortopedista especialista em joelho para confirmação do diagnóstico de artrose e início do tratamento da doença.