REMÉDIO PARA CARTILAGEM

REMÉDIO PARA CARTILAGEM

Remédio para cartilagem é uma das solicitações mais frequentes dos pacientes com artrose e condromalácia no joelho. Não dá para tratar a doença com um remédio para regenerar a cartilagem? Os medicamentos usados no tratamento da artrose e da condromalácia do joelho podem ajudar a diminuir a dor e a inflamação que essas doenças provocam na articulação, mas não existem medicamentos para regenerar a cartilagem porque a cartilagem é um tecido que não se regenera.

REMÉDIO PARA CARTILAGEM

Remédio para cartilagem, para regenerar a cartilagem que se desgastou, não existe. A cartilagem hialina do joelho é um tecido especializado muito delicado que não tem capacidade de regeneração. A cartilagem não se regenera porque é um tecido que não é vascularizado, é formado por muito poucas células e essas células têm o metabolismo muito lento. Lesões e doenças envolvendo a cartilagem do joelho, como a artrose e a condromalácia, costumam causar danos irreversíveis na estrutura condral. É possível diminuir a velocidade da degeneração da cartilagem após o diagnóstico médico do seu comprometimento, mas não é possível reverter os danos condrais. Existe um mercado que movimenta muito dinheiro vendendo produtos que prometem a regeneração e até a cura das doenças da cartilagem do joelho. No rádio, na televisão e na internet é fácil encontrar propagandas de produtos que prometem a cura das doenças contrais. Esse mercado vende esperança para pacientes que apresentam doenças que ainda não têm cura conhecida. Os produtos são vendidos livremente porque não são medicamentos e, por esse motivo, não precisam de aprovação dos órgãos reguladores para serem comercializados. Muitas pessoas são enganadas com a falsa promessa de tratamento dos seus problemas de cartilagem e compram esses produtos que são vendidos em quase todos os lugares, inclusive nas farmácias, dando a impressão aos consumidores incautos de que se tratam de remédios para cartilagem. A coisa fica pior ainda quando médicos especialistas, que deveriam conhecer os estudos científicos sobre essa substâncias, prescrevem esses produtos para seus pacientes como se fossem remédios. Cria-se um contexto que engana o paciente. Um médico prescreve um produto desses que só é vendido em farmácias. O paciente acredita, então, que está tomando um remédio para cartilagem sem saber que se trata de um suplemento que não tem efeito algum sobre a sua doença condral.

DESGASTE DA CARTILAGEM

CARTILAGEM HIALINA

A cartilagem hialina é um tecido histológico especializado, elástico e liso, encontrado nas articulações sinoviais do nosso corpo. A cartilagem reveste as extremidades ósseas dentro das juntas sinoviais. A função da cartilagem é funcionar como um acolchoamento que reveste e protege as extremidades ósseas dentro do espaço articular. Trata-se de um tecido elástico, que não é muito rígido. A cartilagem possui diversas propriedades que reduzem significativamente as forças aplicadas à sua superfície durante os movimentos articulares e também na sustentação do peso corporal. Todo o processo é facilitado pela presença intra-articular do líquido sinovial, que ajuda na diminuição da fricção entre as superfícies de cartilagem que se articulam. A capacidade da cartilagem hialina se reparar é muito limitada. Por esse motivo se diz que as doenças da cartilagem não se curam. Danos envolvendo a estrutura condral costumam ser irreversíveis.

ARTROSE

A artrose é a doença que mais acomete o joelho. Ela é mais comum em pessoas com mais de 60 anos de idade. A doença é caracterizada pelo desgaste da cartilagem, o tecido branco e brilhante que reveste as extremidades dos ossos dentro da articulação. A artrose no joelho provoca inflamação articular. O processo inflamatório é responsável pelo inchaço e pela dor que o paciente sente. Os medicamentos de uso oral que podem ajudar a diminuir os sintomas da artrose são os analgésicos e os anti-inflamatórios. É possível aplicar remédios diretamente no espaço articular do joelho para diminuir os sintomas da artrose. Os medicamentos intra-articulares mais usados para infiltração articular são os corticóides, o ácido hialurônico e a toxina botulínica. Todos esses medicamentos ajudam a diminuir o processo inflamatório do joelho e, consequentemente, diminuir a dor e o inchaço da articulação. A diminuição dos sintomas da artrose não implica em regeneração da cartilagem. A cartilagem é um tecido que não se regenera e não existem remédio para recuperar a cartilagem que se desgastou. A artrose é uma doença que ainda não tem cura conhecida.

CONDROMALÁCIA

A condromalácia patelar é uma doença que acomete a cartilagem da patela do joelho. Ela é mais comum em pacientes jovens. A doença é caracterizada pelo amolecimento e posterior comprometimento estrutural da cartilagem. O paciente sente dor na frente do joelho quando faz a flexão da articulação. Rangidos e inchaço também são comuns. Nas fases iniciais da doença é possível reverter os danos estruturais. O diagnóstico precoce e o tratamento correto são fundamentais para evitar problemas no futuro. A condromalácia é o começo da artrose patelofemoral.

REMÉDIO CARTILAGEM

SUPLEMENTOS

Existem no mercado vários suplementos que são vendidos como medicamentos para regeneração da cartilagem. Nenhum deles funciona. Os mais vendidos são aqueles que apresentam na sua composição as substâncias cartilagem de tubarão, condroitina, glucosamina e colágeno. Os fabricantes prometem que seus produtos reforçam e regeneram a cartilagem, mas vários estudos científicos já comprovaram que eles não funcionam. A cartilagem é um tecido não vascularizado, ou seja, é um tecido que não recebe sangue. Por esse motivo a ingestão desses suplementos é indiferente para a cartilagem porque os produtos não têm como chegar no tecido cartilaginoso. Lá não passa sangue. Além disso, existe uma barreira fisiológica no caminho: o sistema digestivo. Nenhuma dessas substâncias presentes em suplementos vendidos para cartilagem é absorvida intacta no processo de digestão, da mesma forma que nenhuma delas passaria intacta pelo metabolismo hepático para atingir a corrente sanguínea.

SACHÊ PARA REPOR A CARTILAGEM DO JOELHO

Sachê para repor a cartilagem do joelho é uma das várias formas de apresentação dos suplementos para cartilagem. O conteúdo dos sachês deve ser misturado com um pouco de água e a mistura deve ser ingerida uma ou mais vezes ao dia. As composições dos pós dos sachês são combinações de várias substâncias. Cada laboratório inventa a sua fórmula mágica. As substâncias mais comuns nos sachês são: condroitina, glucosamina, colágeno, MSM, vitamina C, vitamina D, zinco, magnésio, manganês, cálcio, ácido hialurônico, cúrcuma, pimenta negra e gengibre. A promessa dos laboratórios é repor, fortalecer e até mesmo regenerar a cartilagem do joelho com a ingestão desses sachês. Na prática nenhum desses produtos, que não são medicamentos, faz o que os laboratórios prometem. A cartilagem, como vimos, é um tecido histológico muito delicado que não se regenera. Suplementos para a cartilagem funcionam tanto quanto o óleo de cobra de antigamente.

ÓLEO DE COBRA

A expressão “óleo de cobra” é usada para descrever qualquer substância inútil vendida como remédio e promovida para curar doenças. O óleo de cobra era uma panaceia nos Estados Unidos no início do século 19. Vendedores ambulantes vendiam o óleo de cobra prometendo que ele curava quase todas as doenças. A farsa foi descoberta em 1.915 quando o governo dos EUA ordenou a análise do óleo de cobra mais vendido na época, o Clark Stanley`s Snake Oil Liniment, e se descobriu que o composto era uma mistura de óleo mineral, gordura bovina, pimentão, cânfora e terebintina. Clark Stanley era um charlatão que comercializava o óleo de cobra como se fosse um medicamento patenteado. Ele dizia que aprendeu os segredos do óleo de cobra com curandeiros indígenas quando ele era cowboy no estado do Arizona. Os produtos vendidos hoje como remédio para cartilagem são o equivalente ao óleo de cobra do senhor Clark, ou seja, não servem para nada e não trazem nenhum benefício à saúde.

ÓLEO DE COBRA

ÁCIDO HIALURÔNICO

Um tratamento que mostra resultados clínicos muito bons no tratamento da artrose, condromalácia e condropatias é a aplicação intra-articular no joelho de medicamentos à base de ácido hialurônico. O nome desse tratamento é viscossuplementação. O ácido hialurônico é um dos componentes do líquido sinovial, o líquido lubrificante natural das nossas articulações. As aplicações de ácido hialurônico ajudam a preservar a cartilagem, diminuem a velocidade da degeneração condral, diminuem a inflamação e aliviam os sintomas das doenças condrais do joelho. As aplicações de ácido hialurônico no joelho não servem para regenerar a cartilagem. O objetivo principal das aplicações é restaurar as propriedades fisiológicas do líquido sinovial e, assim, proteger a cartilagem. As aplicações de ácido hialurônico no joelho podem evitar a necessidade de uma cirurgia. Casos avançados de artrose podem precisar de uma cirurgia de prótese de joelho.

PREVENÇÃO

A melhor abordagem para as doenças incuráveis da cartilagem do joelho é a prevenção. O principal sintoma das doenças da cartilagem do joelho é a dor. É a dor que limita as atividades do paciente e o faz procurar ajuda médica. O grande problema é que o paciente só procura ajuda quando a dor é forte e o comprometimento da cartilagem já é significativo. Não é muito comum o paciente procurar o médico no início da artrose e da condromalácia, quando os sintomas são ainda discretos. Dor ao subir e descer escadas e rangidos no joelho são os primeiros sinais das doenças da cartilagem. Os pacientes devem consultar um médico especialista assim que percebam a presença desses sintomas iniciais e não deixar para consultar quando os sintomas estão mais exuberantes. O diagnóstico precoce e o tratamento correto das doenças da cartilagem do joelho podem evitar muitos problemas no futuro.

ESPECIALISTA

Pacientes com suspeita ou diagnóstico de problemas na cartilagem do joelho devem consultar um médico ortopedista especialista em joelho para o correto diagnóstico, tratamento e acompanhamento da sua doença.