ROMPI O LIGAMENTO DO JOELHO E NÃO OPEREI
A rotura do ligamento cruzado anterior ( LCA ) é uma das lesões ligamentares mais comuns do joelho. Em cerca de metade dos casos de rotura do LCA existem lesões associadas envolvendo os meniscos, a cartilagem e outros ligamentos do joelho. Uma das perguntas mais frequentes dos pacientes que romperam completamente o ligamento cruzado anterior é sobre a real necessidade da reconstrução cirúrgica do ligamento rompido. O ligamento cruzado anterior completamente rompido não é capaz de se regenerar. O LCA é um dos mais importantes ligamentos do joelho. A sua rotura deixa a articulação do joelho instável. A instabilidade articular do joelho deixa a articulação suscetível a sofrer novas lesões. Com o passar do tempo o joelho que não teve o LCA reconstruído cirurgicamente passa a doer, ficar inchado e apresentar dificuldade em atividades que exijam rotação, corte, paradas e arranques bruscos. Episódios de instabilidade ( falseios ) se tornam comuns. Lesões meniscais e o desenvolvimento de artrose precoce são as consequências tardias de não reconstruir o ligamento cruzado anterior que foi totalmente rompido.
NÃO OPERAR O JOELHO
Muitos pacientes com roturas completas do ligamento cruzado anterior do joelho conseguem ter uma vida praticamente normal e até voltar a praticar algumas atividades físicas. A perspectiva a longo prazo, no entanto, é geralmente melhor se o LCA for reconstruído cirurgicamente. A cirurgia restaura a estabilidade do joelho e ajuda a prevenir o desenvolvimento de lesões nos meniscos e artrose precoce. A cirurgia frequentemente é o tratamento mais indicado, mas o tratamento não operatório pode ser a melhor opção para alguns pacientes.
QUEM DEVE OPERAR O LIGAMENTO?
A cirurgia de ligamentoplastia do LCA é indicada para pacientes jovens ativos fisicamente ou que tenham trabalhos que exigem esforços, rotação, giro e cortes bruscos usando os joelhos. O nível de atividade física do paciente deve determinar se a cirurgia deve ser considerada. Grande instabilidade articular e lesões associadas também são fatores a ser considerados para reconstrução imediata do LCA rompido.
QUEM PODE EVITAR A CIRURGIA?
A cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior pode ser evitada quando a lesão do LCA é isolada, o paciente não apresenta instabilidade articular franca, não pratica esportes que exijam grandes esforços do joelho ou está disposto a desistir de praticar esses tipos de esportes. Pacientes sedentários ou que já têm lesões prévias nos meniscos e/ou artrose também podem evitar a cirurgia. Crianças com lesão do LCA devem esperar o término do crescimento ósseo para serem submetidas à cirurgia porque existe o risco de lesão das placas de crescimento abertas durante a cirurgia.
ESPECIALISTA
O paciente com lesão do ligamento cruzado anterior deve consultar um médico ortopedista especialista em joelho para que juntos, paciente e médico, decidam se a cirurgia é a melhor opção.