SINOVITE NO JOELHO
Sinovite no joelho é o termo médico usado para designar o processo inflamatório que acomete a membrana sinovial, que é o tecido que reveste internamente as paredes da articulação. A sinovite no joelho pode ser causada por várias doenças e também ser consequência de lesões na articulação. Um joelho com sinovite costuma ficar dolorido e inchado. O processo inflamatório articular, quando intenso, pode ser bastante incapacitante. Movimentar o joelho e deambular provocam dor intensa nesses casos.
SINOVITE NO JOELHO
Sinovite no joelho é o processo inflamatório da membrana sinovial. O joelho é uma diartrose. Diartroses são as articulações móveis caracterizadas pela presença de líquido sinovial no seu interior. O líquido sinovial é o líquido lubrificante natural das articulações. Ele é produzido pela membrana sinovial, que é um tecido especializado que reveste internamente as paredes das articulações sinoviais ou diartroses. A sinovite no joelho pode ser causada por várias doenças e também por lesões na articulação. O tecido sinovial, quando fica inflamado, produz líquido sinovial em quantidade maior do que o normal. A consequência disso é o inchaço da articulação. O inchaço do joelho, por causa de uma sinovite que enche o espaço articular de líquido sinovial, é popularmente conhecido como água no joelho. Água no joelho é a maneira como as pessoas se referem à percepção de que existe líquido dentro do seu joelho inchado.
MEMBRANA SINOVIAL
Membrana sinovial, também conhecida como tecido sinovial ou simplesmente sinóvia, é o tecido conjuntivo especializado que reveste as paredes internas da cápsula articular dentro de uma diartrose. A função da membrana sinovial é produzir e manter sempre renovado o líquido sinovial, que é o líquido lubrificante da articulação. O líquido sinovial produzido pela membrana sinovial é um ultrafiltrado do plasma sanguíneo acrescido de ácido hialurônico pelos sinoviócitos. A membrana sinovial é um tecido muito vascularizado e também muito inervado. Processos inflamatórios envolvendo a membrana sinovial costumam ter como consequência o excesso de produção do líquido sinovial, que faz o joelho ficar inchado, e dor articular. Tocar e tentar movimentar o joelho provocam intensa dor nos casos onde o processo inflamatório da membrana sinovial é muito grande. Andar pode ser impossível e o paciente procurará ficar em repouso, deixando o joelho numa posição antálgica.
SINOVIÓCITO
Sinoviócito é a célula especializada da membrana sinovial. Existem dois tipos de sinoviócitos: tipo A e tipo B. Os sinoviócitos do tipo A são macrófagos responsáveis pela remoção de resíduos da cavidade articular. Os sinoviócitos do tipo B são semelhantes aos fibrócitos e sua função é produzir as substâncias que, acrescidas ao ultrafiltrado do plasma sanguíneo, caracterizam o líquido sinovial bioquimicamente. O ácido hialurônico, presente no líquido sinovial e responsável pela sua viscosidade característica, é produzido pelos sinoviócitos do tipo B.
INFLAMAÇÃO
Inflamação é a reação fisiológica de todo tecido vivo que acontece quando existe um dano que pode ser causado por um agente físico, químico ou biológico. A inflamação é uma reação histológica para reparar o dano tecidual. Dor, calor, rubor e edema são os sintomas que caracterizam o processo inflamatório.
DERRAME ARTICULAR
A sinovite no joelho pode deixar a articulação inchada devido ao excesso de produção do líquido sinovial. Esse excesso de líquido intra-articular, popularmente conhecido como água no joelho, é chamado de derrame articular. Derrame articular é o termo médico para o excesso de líquido dentro de uma articulação. Mais comumente o líquido acumulado no joelho costuma ser o líquido sinovial, mas um derrame articular pode também ser formado por sangue, pus ou uma combinação deles.
CAUSAS DE SINOVITE NO JOELHO
Lesões e doenças podem provocar sinovite no joelho. A membrana sinovial fica inflamada, produz líquido sinovial em excesso e o joelho incha e fica dolorido. As lesões mais comuns do joelho que provocam sinovite são: lesão meniscal, lesão do ligamento cruzado anterior, lesão da cartilagem, fraturas e luxação da patela. Em relação às doenças articulares, as mais comuns que provocam sinovite no joelho são: artrose, condromalácia patelar, gota, condrocalcinose, artrite reumatóide, artrite psoriática, câncer, plica sinovial, lúpus, condromatose sinovial, sinovite vilonodular pigmentada e sinovite transitória. Infecções também são causas de intensa sinovite no joelho.
SINTOMAS
O principal sintoma da sinovite no joelho é a dor. A membrana sinovial é uma estrutura bastante vascularizada e inervada. Ela fica bastante dolorida e prodiz líquido sinovial em excesso quando está inflamada. Inchaço e diminuição da amplitude dos movimentos do joelho são os dois outros sintomas que, juntamente com a dor, caracterizam a sinovite.
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico da sinovite no joelho é feito pelo exame físico da articulação e também por exames complementares. A ressonância magnética é o melhor exame de imagem para diagnosticar a sinovite no joelho. A análise laboratorial do líquido sinovial, obtida pela artrocentese do joelho, pode ajudar no diagnóstico da sinovite no joelho ao identificar alterações na composição do líquido que foi colhido de dentro do espaço articular.
TRATAMENTO DA SINOVITE
O tratamento da sinovite do joelho será direcionado para a causa da sinovite. Algumas lesões e doenças podem precisar de tratamento cirúrgico. Repouso, compressas de gelo e medicamentos anti-inflamatórios são as medidas iniciais mais simples para diminuir a dor e o inchaço da articulação, que são os dois sintomas mais comuns da sinovite. Uma punção do joelho pode ser feita para retirada de líquido para diminuição de um derrame articular excessivo.
ESPECIALISTA
Pacientes que apresentam dor e inchaço no joelho, que são os sinais clínicos da sinovite, devem consultar um médico ortopedista especialista em joelho para diagnosticar e tratar a causa do joelho sintomático. Não é normal sentir dor no joelho e também não é normal que o joelho inche.