TATUAGEM NO JOELHO
Tatuagem no joelho pode ser feita por diversos motivos. A tatuagem é uma arte muito antiga que tem como objetivo fazer desenhos permanentes na pele através da aplicação, com agulhas, de pigmentos. A tatuagem é uma forma de arte viva. Uma tatuagem no joelho pode ser uma tatuagem convencional ou uma tatuagem médica. Tatuagens médicas no joelho são feitas, na maioria das vezes, para esconder cicatrizes ou imperfeições causadas por lesões, acidentes ou cirurgias.
TATUAGEM NO JOELHO
Tatuagem no joelho pode ser uma tatuagem convencional ou uma tatuagem médica. Tatuagens médicas, também conhecidas como tatuagens estéticas, são uma forma avançada de tatuagem cosmética. Uma tatuagem médica pode melhorar a estética de uma ampla gama de problemas que resultaram em descoloração da pele. O objetivo de uma tatuagem médica é reconstruir as deformidades percebidas por meio da arte da tatuagem. Uma tatuagem médica pode esconder ou deixar menos aparente problemas visíveis que o paciente não quer mostrar para o mundo. As tatuagens médicas mais comuns são: criar a aréola do mamilo, criar a sobrancelha, criar a linha dos cílios, melhorar a simetria labial, marcar pontos para radioterapia, corrigir pequenas áreas hipopigmentadas causadas pelo vitiligo e melhorar ou esconder cicatrizes. A maioria das tatuagens médicas feitas no joelho servem para esconder cicatrizes.
CICATRIZ
Cicatriz é o tecido fibroso que se forma na derme como consequência de uma lesão ou cirurgia. Quando acontece a ruptura da pele, células especiais chamadas de fibroblastos trabalham para reparar o local que foi ferido. A cicatriz é a fibrose formada pelos fibroblastos para reparar o local machucado ou a incisão cirúrgica. De acordo com as suas características, uma cicatriz pode ser classificada como normotrófica, atrófica, hipertrófica ou brida cicatricial. As cirurgias de prótese de joelho, reconstrução do ligamento cruzado anterior, osteotomia do joelho, reconstrução do ligamento patelofemoral medial e realinhamento da patela deixam cicatrizes que podem incomodar o paciente, principalmente as mulheres. Uma bonita tatuagem no joelho pode resolver o problema.
CICATRIZ NO JOELHO
O joelho é a maior articulação do nosso corpo. Ele está relativamente exposto e, portanto, sujeito a lesões decorrentes de traumatismos como pancadas e quedas. A maioria das pessoas têm alguma cicatriz no joelho, que são lembranças dos tempos de infância, quedas de bicicleta, machucados do futebol ou simples ralados das brincadeiras comuns dos primeiros anos de vida. Cicatrizes no joelho podem também ser consequências de acidentes graves e cirurgias, eventos que podem não estar associados a boas lembranças. Uma tatuagem médica pode ser indicada para corrigir as cicatrizes que a pessoa não quer mostrar para os outros. Algumas cicatrizes no joelho podem ter um grande impacto estético e/ou emocional.
TATUAGEM MÉDICA
A tatuagem médica deve ser feita por um tatuador profissional que deverá seguir as orientações do médico ortopedista especialista em joelho da pessoa a ser tatuada para que os objetivos da tatuagem sejam alcançados. A tatuagem médica requer o uso de uma máquina de tatuagem especial, agulhas menores e pigmentos especiais. Tatuagens médicas têm duas finalidades: cosmética e médica. A maioria das tatuagens médicas é permanente, mas existem tatuagens médicas semipermanentes, que se apagam após algum tempo. Uma tatuagem no joelho para cobrir uma cicatriz pode aumentar a autoestima do paciente ao transformar uma experiência passada ruim em algo que celebra a coragem e a superação de momentos difíceis passados.
DOR DA TATUAGEM
Fazer uma tatuagem sempre envolve sentir alguma dor. Para tatuar o corpo é preciso perfurar repetidamente a camada superior da pele com agulhas afiadas cobertas de pigmento. A dor de se fazer uma tatuagem depende da tolerância pessoal à dor, da localização e do tamanho da tatuagem. Algumas áreas do corpo são mais dolorosas para tatuagem. Essas áreas geralmente são as áreas ósseas, áreas bastante inervadas ou as áreas onde a pele é mais fina. O joelho é classificado como sendo uma área bastante dolorosa para se tatuar.
PELE DO JOELHO
A pele do joelho é diferente da pele do resto do corpo. Ela é sujeita a muita fricção, que acontece o tempo todo quando movimentamos o joelho. A pele do joelho é a pele mais seca do corpo porque tem um número reduzido de glândulas sebáceas. Ela é também mais espessa e menos elástica do que o restante da pele do nosso corpo. Essas características fazem com que o ressecamento do joelho seja relativamente comum. Isso é mais evidente na região anterior do joelho. Joelhos tatuados devem receber hidratação frequente com cremes hidratantes para evitar o ressecamento.
QUANDO FAZER A TATUAGEM?
A cicatrização de uma lesão na pele ou incisão cirúrgica varia de pessoa para pessoa e depende de vários fatores como tipo da lesão ou comprimento da incisão cirúrgica, idade da pessoa, raça, características genéticas, estado nutricional, doenças crônicas, uso de medicamentos e tratamento inadequado inicial da pele comprometida. O processo cicatricial tem 3 fases distintas: fase inflamatória, fase proliferativa e fase de reparo. A fase de reparo pode durar vários meses, ou seja, o término da cicatrização da pele, até ela adquirir um aspecto rosado claro, demora algum tempo. Uma tatuagem no joelho, quando o objetivo é esconder uma cicatriz, só deverá ser feita após o término da cicatrização da pele. O ideal é esperar, pelo menos, 6 meses após a lesão ou a cirurgia. Tatuagens no joelho que não têm o objetivo de esconder uma cicatriz podem ser feitas a qualquer momento.
RESSONÂNCIA MAGNÉTICA
Tatuagens no joelho podem interferir no exame de imagem mais importante para estudar a articulação, a ressonância magnética. As reações adversas têm conexão com o conteúdo metálico existente em algumas tintas de tatuagem. Ferro, cobalto e dióxido de titânio, por exemplo, são ingredientes de alguns pigmentos usados nas tatuagens e podem reagir ao forte campo magnético do exame de ressonância magnética. A interferência não é muito comum, mas alguns pacientes com tatuagens podem experimentar irritação da pele, desconforto e queimação na área tatuada durante uma ressonância magnética. O fenômeno pode acontecer em tatuagens em qualquer área do corpo, mas será mais evidente se o exame solicitado envolver a articulação do joelho.