TENOSSINOVITE NO JOELHO

Tenossinovite no joelho é uma das causas de dor relacionadas ao comprometimento inflamatório dos tendões da articulação. Tendinite é o processo inflamatório de um tendão. Tenossinovite é o processo inflamatório do tendão e da bainha tendínea, que é o tecido especializado que reveste o tendão e permite os seus movimentos. Tenossinovites no joelho são mais comumente diagnosticadas em atletas.

TENOSSINOVITE NO JOELHO

Tendão é a estrutura anatômica responsável por transmitir a força muscular para o osso, permitindo o movimento articular. Um tendão, portanto, tem origem num músculo e se insere num osso. O local do osso onde se insere um tendão é chamado de entese. O tendão é uma estrutura fibrosa, esbranquiçada, pouco vascularizada e pouco elástica. O tendão é revestido por uma bainha que funciona como um túnel por onde ele pode deslizar durante os movimentos articulares. A parede interna da bainha tendínea é revestida pela membrana sinovial. A função da membrana sinovial é produzir o líquido sinovial, que é um líquido lubrificante que facilita o deslizamento do tendão dentro da sua bainha. O líquido sinovial da bainha tendínea é semelhante ao líquido sinovial existente dentro das articulações. O processo inflamatório de um tendão é chamado de tendinite. Quando a inflamação se estende para a bainha tendínea, o processo é chamado de tenossinovite.

TENDÕES DO JOELHO

O joelho é a maior e mais complexa articulação do nosso corpo. Os músculos do joelho são os músculos mais fortes do nosso corpo. Os tendões desses músculos suportam grandes forças. Os principais tendões da articulação do joelho são: tendão do músculo quadríceps femoral, tendão do músculo bíceps femoral, tendão do músculo semimembranoso, tendão do músculo sartório, tendão do músculo grácil e os tendões do músculo gastrocnêmio. Todos esses tendões do joelho podem ser acometidos por tenossinovite. A tenossinovite no joelho é mais comumente diagnosticada em atletas.

Dor, inchaço, vermelhidão e estalos no trajeto do tendão são os principais sintomas de tenossinovite no joelho. A dor piora com os esforços. Subir e descer escadas, correr, saltar, agachar ou se levantar de uma cadeira pioram a dor da tenossinovite no joelho.

O diagnóstico da tenossinovite no joelho é feito pelo exame físico da articulação e por exames de imagem. A ressonância magnética do joelho é o melhor exame para se diagnosticar inflamações nos tendões e suas bainhas.

O tratamento das tenossinovites do joelho é semelhante ao tratamento das tendinites. Repouso relativo, medicamentos anti-inflamatórios e fisioterapia ajudam no processo de desinflamação. A aplicação de ondas de choque costuma apresentar bons resultados. Uma cirurgia raramente é indicada. O tratamento das tenossinovites costuma ser mais demorado do que o tratamento das tendinites porque o processo inflamatório é maior.