
TERMOGRAFIA DO JOELHO
Termografia do joelho é um exame de imagem que utiliza câmeras infravermelhas para detectar alterações fisiológicas na articulação. A termografia médica é uma técnica avançada que permite a identificação de alterações na temperatura da superfície corporal. Essas alterações térmicas podem estar relacionadas a processos patológicos. A termografia do joelho permite ao médico especialista diagnosticar doenças articulares de forma precoce, bem como acompanhar o progresso do tratamento dessas doenças.
TERMOGRAFIA DO JOELHO
A termografia do joelho é um exame não invasivo que, utilizando câmeras infravermelhas, permite o mapeamento da temperatura da superfície da articulação. A termografia médica baseia-se na premissa de que alterações na temperatura do corpo frequentemente estão associadas a alterações fisiológicas e doenças. A termografia do joelho é o uso da termografia médica para diagnosticar problemas na articulação. Inflamações, lesões musculares e lesões das estruturas articulares podem ser identificadas através do exame de termografia do joelho. O monitoramento da evolução dos tratamentos ortopédicos do joelho também pode ser feito com a termografia.
TERMOGRAFIA
Variações na temperatura da pele do joelho estão relacionadas a várias condições médicas. Processos inflamatórios devido a lesões provocam o aumento do fluxo sanguíneo que pode ser detectado através de uma câmera infravermelha. A câmera termográfica detecta as variações da temperatura do joelho e cria uma imagem, chamada de termograma, onde é possível identificar as áreas mais quentes e mais frias da articulação. Assim é possível detectar problemas que possam estar acometendo o joelho estudado.

VANTAGENS DA TERMOGRAFIA
A termografia não é um exame usado rotineiramente nos consultórios médicos. O exame apresenta algumas vantagens interessantes: permite o diagnóstico precoce das doenças e lesões do joelho, é um exame não invasivo, é um exame que não envolve radiação ionizante, auxilia no acompanhamento das doenças crônicas da articulação e também permite o monitoramento da recuperação de lesões e cirurgias. O melhor exame para se diagnosticar as doenças do joelho é a ressonância magnética. A termografia é mais usada como um exame auxiliar. Ela não deve ser o primeiro exame a ser solicitado pelo médico especialista para avaliação do joelho.
INDICAÇÕES
A termografia do joelho é indicada para ajudar no diagnóstico de lesões agudas e/ou crônicas do joelho como contusões, entorses, distensões e lesões ligamentares. O exame também é indicado para o acompanhamento de tratamentos fisioterápicos, tratamentos clínicos e após cirurgias. Identificar alterações precoces e auxiliar no acompanhamento de tratamentos são as melhores indicações da termografia quando usada para a articulação do joelho.
ESPECIALISTA
O exame de termografia do joelho pode ser feito numa clínica especializada em exames de imagem ou no próprio consultório do médico ortopedista especialista em joelho quando o médico tem a câmera termográfica médica no seu consultório.