TESTE DA GAVETA ANTERIOR

TESTE DA GAVETA ANTERIOR

Teste da gaveta anterior é uma manobra semiológica ortopédica para testar a integridade do ligamento cruzado anterior do joelho. Durante o exame físico do joelho o médico examinador precisa testar a integridade dos ligamentos da articulação. O teste da gaveta anterior é um dos vários testes que o especialista faz no joelho para verificar a existência de uma lesão envolvendo o ligamento cruzado anterior.

TESTE DA GAVETA ANTERIOR

Teste da gaveta anterior ( anterior drawer test ) é uma das manobras semiológicas mais comuns usadas pelos médicos ortopedistas para testar a integridade do ligamento cruzado anterior ( LCA ). O teste da gaveta anterior consiste numa série de movimentos do joelho para identificar a presença de uma lesão ligamentar envolvendo o LCA. O teste depende do correto posicionamento do joelho e da técnica correta para execução dos movimentos que vão testar a integridade do ligamento cruzado anterior. O teste d gaveta anterior positivo indica fortemente que existe perda de continuidade do LCA, porém o diagnóstico do rompimento ligamentar só é confirmado com um exame de imagem. O melhor exame para se diagnosticar o rompimento do ligamento cruzado anterior do joelho é a ressonância magnética. Nas imagens do exame de ressonância magnética é possível identificar uma lesão no LCA e também a existência de lesões associadas envolvendo meniscos e cartilagem. O tratamento da rotura do LCA, com algumas exceções, quase sempre é cirúrgico. O ligamento rompido precisa ser reconstruído para que o joelho volte a ficar estável.

LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR

O ligamento cruzado anterior do joelho, também conhecido como LCA, é um dos quatro principais ligamentos do joelho. A sua função é evitar a translação anterior e a rotação lateral da perna em relação ao fêmur. O joelho do paciente que teve o ligamento rompido fica instável. O sintoma de falseio, que é a sensação de que o joelho sai fora do lugar, é um dos sintomas do joelho instável devido à lesão do LCA.

TESTE GAVETA ANTERIOR

SENSIBILIDADE DO TESTE

O teste da gaveta anterior do joelho não é tão sensível quanto o teste de Lachman para identificar a rotura do ligamento cruzado anterior. Quando o joelho está a 90 graus de flexão, posição de realização do teste, a perna pode não ser transladada anteriormente pelo contato que os cornos posteriores dos meniscos fazem com os côndilos do fêmur. A translação anterior da tíbia pode ser inibida pelos meniscos, mesmo na presença de uma rotura completa do LCA. Por esse motivo o teste de Lachman é mais sensível e melhor para testar a integridade do ligamento cruzado anterior.

EXECUÇÃO DO TESTE

O paciente deve estar em decúbito dorsal. O joelho é flexionado passivamente até 90 graus de flexão. A perna é estabilizada para manter o joelho nessa posição com o médico sentando sobre o pé do paciente. O médico examinador segura a perna do paciente com as duas mãos deixando os polegares juntos na região da tuberosidade anterior da tíbia. A tíbia é então transladada anteriormente com firmeza, mantendo-se a sua rotação neutra. O teste da gaveta anterior deve ser repetido no joelho contralateral para comparação. O teste é considerado positivo quando o deslocamento anterior da tíbia é exagerado e maior do que o lado contralateral.