TESTE DE LACHMAN
Teste de Lachman é uma manobra semiológica ortopédica usada para testar a integridade do ligamento cruzado anterior do joelho. Durante o exame físico do joelho o médico examinador precisa verificar a integridade ligamentar da articulação. O teste de Lachman é um dos vários testes que o especialista faz no joelho para verificar a existência de uma lesão no ligamento cruzado anterior.
TESTE DE LACHMAN
Teste de Lachman é a manobra semiológica mais comum usada pelos médicos ortopedistas para verificar a integridade do ligamento cruzado anterior ou LCA. O teste depende do posicionamento correto do joelho e da técnica adequada da sua execução para testar a integridade do LCA. O teste de Lachman é mais sensível e específico para o diagnóstico das lesões agudas do ligamento cruzado anterior. O teste de Lachman é de fácil execução e pode ser feito no consultório médico e até, se possível, no local onde o paciente se machucou. Eu fui médico dos três times de futebol profissional de Curitiba e, durante o tempo em que trabalhei nos clubes, tive a oportunidade, por três vezes, de fazer o diagnóstico da rotura do ligamento cruzado anterior imediatamente após a lesão acontecer, examinando o joelho machucado dos atletas ainda no campo de jogo.
LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR
O ligamento cruzado anterior, também conhecido como LCA, é o principal ligamento da articulação do joelho. Ele está localizado no meio da articulação e une o fêmur à tíbia. A função principal do LCA é impedir a rotação e a translação anterior da tíbia em relação ao fêmur. O LCA costuma ser lesionado quando o joelho sofre uma entorse. No nosso meio o esporte que mais causa lesão do LCA é o futebol. O joelho sofre a entorse em lances do jogo de futebol onde o corpo gira sobre o joelho ao mesmo tempo em que o pé está firmemente preso ao solo. O joelho que tem o LCA rompido fica instável e o paciente sente a sensação de falseio. O tratamento da lesão do LCA quase sempre é cirúrgico. O ligamento precisa ser reconstruído para estabilizar a articulação.
HISTÓRIA
Em 1.976 o médico ortopedista norte americano Dr. Joseph Torg, um dos pioneiros da Medicina Esportiva, publicou um artigo científico intitulado Clinical diagnosis of anterior cruciate ligament in the athlete durante o congresso anual da American Orthopaedic Society for Sports Medicine que aconteceu em Nova Orleans. No seu trabalho o Dr. Torg descrevia a manobra para testar o ligamento cruzado anterior do joelho que ele chamou de teste de Lachman em homenagem a um dos seus mentores, o Dr. John W. Lachman, que ajudou o Dr. Torg a se tornar um brilhante médico e cirurgião.
EXECUÇÃO DO TESTE
O paciente deve estar em decúbito dorsal. O joelho a ser testado deve estar relaxado e em leve flexão ( 20 a 30 graus ). O médico examinador deverá segurar a coxa do paciente com uma de suas mãos e a perna com a outra mão. O polegar da mão que segura a perna deverá estar posicionado na tuberosidade anterior da tíbia do paciente. A integridade física do ligamento cruzado anterior é testada quando o examinador puxa a perna do paciente anteriormente ao mesmo tempo em que mantem a coxa fixa. Ao puxar a perna para frente o LCA intacto impede a translação anterior da tíbia em relação ao fêmur e o examinador sente com as suas mãos uma parada firme da perna. O teste de Lachman é considerado positivo quando existe translação anterior excessiva da tíbia e não existe um ponto de parada firme no final do movimento.