
VASCULARIZAÇÃO DO JOELHO
A vascularização do joelho é formada por um sistema complexo de vasos sanguíneos arteriais e venosos que suprem a articulação com sangue. O joelho é a maior e mais complexa articulação do nosso corpo. A manutenção da saúde da rede vascular do joelho é fundamental para a fisiologia da articulação e também para o processo de cicatrização nos casos de lesões.
VASCULARIZAÇÃO DO JOELHO
A vascularização do joelho é uma complexa rede formada por vasos sanguíneos arteriais e venosos para o suprimento de sangue da articulação. As diferentes estruturas anatômicas que formam a complexa articulação do joelho precisam de suprimento contínuo de sangue para o fornecimento de oxigênio, nutrientes e outros elementos essenciais para o funcionamento e a manutenção da articulação. O suprimento de sangue para o joelho é fundamental para a manutenção da articulação saudável e também para a cicatrização de lesões. Processos inflamatórios que acometem o joelho são uma reação conjuntivo-vascular, onde o suprimento sanguíneo tem papel importante no surgimento, evolução e resolução do processo flogístico.

PRINCIPAIS VASOS SANGUÍNEOS
O suprimento sanguíneo do joelho se dá através da artéria femoral, da artéria poplítea e das artérias geniculares. A artéria femoral é a principal artéria da coxa. Ela se divide em vários ramos menores que vão suprir de sangue a região anterior do joelho. A artéria poplítea, que é ramo da artéria femoral, é responsável pela vascularização da região posterior do joelho. As artérias geniculares são ramos da artéria poplítea. Elas se ramificam ao redor do joelho. A drenagem do sangue do joelho é feita por várias veias. As principais veias do joelho são a veia poplítea, as veias geniculares, a veia safena magna e a veia safena parva.
DOENÇAS VASCULARES DO JOELHO
A vascularização do joelho pode ser comprometida por vários fatores como doenças cardiovasculares, diabetes, sedentarismo e lesões traumáticas que tenham afetado as artérias e/ou veias do joelho. O processo de envelhecimento também pode contribuir para a diminuição do aporte e da circulação de sangue no joelho, tornando a articulação mais suscetível a lesões e doenças degenerativas. As principais doenças vasculares que afetam o joelho são: doença arterial periférica, trombose venosa profunda ( TVP ), insuficiência venosa crônica, lipedema, varizes, aneurisma da artéria poplítea e flebite superficial.
ESPECIALISTA
Nos casos de suspeita de comprometimento vascular do joelho, um médico ortopedista especialista em joelho deve ser consultado. O ortopedista poderá solicitar a avaliação da articulação por um médico angiologista.